Quinta, 19 de Setembro de 2024
Onco Patos
Dr. Jeann Santiago
UNIFIP
Destaque Destaques

Secretaria Estadual de Saúde da Paraíba (SES) emite nota sobre denúncia de paciente acerca de violência obstétrica sofrida na Maternidade de Patos. CONFIRA

Segundo o conteúdo da Nota, após tomar ciência das denúncias, a SES instaurou processo interno de sindicância para apurar o ocorrido

24/07/2023 às 22h15
Por: PATOS ONLINE Fonte: Por Patosonline.com
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Na noite desta segunda-feira, dia 24 de julho, a Secretaria Estadual de Saúde da Paraíba (SES) emitiu uma Nota Oficial se posicionando sobre a denúncia da jovem Fernanda Morais, de 27 anos, que relatou ter sofrido violência obstétrica praticada por uma médica durante o parto de sua filha, ocorrido em maio deste ano, na Maternidade Dr. Peregrino Filho, em Patos.

Continua após a publicidade

Segundo o conteúdo da Nota, após tomar ciência das denúncias, a SES instaurou processo interno de sindicância para apurar o ocorrido, e procederá com a análise técnica do prontuário médico dos pacientes envolvidos e escuta dos profissionais de saúde responsáveis pelo atendimento.

Ainda de acordo com a Nota, a SES e a Maternidade Dr. Peregrino Filho ressaltaram que a paciente foi acolhida conforme protocolos da unidade, triada de maneira adequada e estimulada a realizar parto normal devido a gestação de risco habitual. Eles reiteraram que os exames realizados durante a internação descartaram a necessidade de parto cesáreo.

Continua após a publicidade
Dr Romulo

Sobre o relato da paciente de que a médica havia utilizado um Fórceps (instrumento cirúrgico), para retirada da bebê que estava presa no canal vaginal, a SES informou que não só desestimula, como também garante a não utilização do Fórcepes em suas unidades hospitalares, sendo este substituído por equipamentos alternativos, com larga recomendação baseada em evidências científicas.

Confira abaixo a o conteúdo da Nota na íntegra:

Continua após a publicidade
Banner Auto Escola VIP
Foto: Divulgação/SES

Entenda o caso

Neste sábado, 22 de julho, o Patosonline.com foi procurado pela jovem Fernanda Morais, de 27 anos, residente na cidade de Patos, que pediu para expor o relato feito por ela em vídeo, onde a mesma fala sobre um momento que deveria ser especial e alegre, o nascimento de sua filha, Maya Maria, mas que acabou se transformando em um pesadelo e com sequelas ainda incalculáveis, devido a violência obstétrica sofrida durante o parto.

Por Patosonline.com

Patos, PB Atualizado às 19h05 - Fonte: ClimaTempo
29°
Tempo limpo

Mín. 21° Máx. 35°

Sex 36°C 21°C
Sáb 36°C 21°C
Dom 35°C 21°C
Seg 35°C 21°C
Ter 33°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras