
O voto do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, para discriminalizar o porte de maconha para consumo pessoal, gerou diversas opiniões distintas entre a sociedade brasileira. E para falar sobre a questão, o programa Espinharas Notícias, da Rádio Espinharas FM, conversou nesta quinta-feira (03) com o ex-agente da Polícia Federal, Deusimar Guedes, que é autor do livro "Drogas - Problema meu e seu".
De acordo com Deusimar, a discussão já vem de alguns anos, após um advogado entrar com uma ação alegando que não seria mais crime o porte de drogas para consumo pessoal, no caso específico de seu cliente que foi flagrado portando maconha.
Na visão de Deusimar, o STF vem assumindo cada vez mais um papel que é do Poder Legislativo e estaria avançando no pedido, que era um caso específico, mas trata do artigo 28, desse modo, se os ministros se limitarem a este artigo, caso seja aprovada a discriminalização, ela será relativa a todas as drogas e não apenas à maconha.
O ex-agente criticou tal projeto e disse que qualquer política séria em relação às drogas tem que ser no sentido de diminuir o volume de circulação, ao ponto em que, quanto mais a sociedade for tolerante em relação a um comportamento, mais ele tende a se repetir.
"Eu acho que qualquer política que venha a flexibilizar, nesse caso aí, por exemplo, da descriminalização, que tá no caminho pra acontecer, certamente o consumo vai aumentar", disse Deusimar.
Deusimar espera que mesmo sendo discriminalizada, se crie medidas socioeducativas mais efetivas do que as atuais, e que na prática passem a ser cumpridas, não precisando da interferência do juiz, mas sim de uma comissão formada por profissionais diversos, a exemplo de Portugal, onde tal política foi adotada há alguns anos.
Ouça mais detalhes no áudio abaixo:
Por Patosonline.com
Pronunciamento Cicinho Lima diz estar envergonhado e afirma que fez seu “papel de pai” ao conduzir João Lima à delegacia
Concurso público Paraíba tem 597 vagas abertas em concursos com salários de mais de R$ 19 mil
Sonho realizado Sanfoneiro mirim paraibano realiza sonho de conhecer Flávio José: 'uma grande referência'
Show cancelado Prefeita de Mulungu cancela show de João Lima após denúncia de violência doméstica
Inusitado Família denuncia troca de corpos em velório de homem na Grande João Pessoa
Emergência Paraíba chega a 121 municípios em situação de emergência por desastres naturais
Campanha solidária Moradores se mobilizam para ajudar mãe e dois filhos após incêndio atingir residência em Mãe d’Água
Premiação Mega-Sena acumula em R$ 50 milhões e quatro apostas da Paraíba acertam a quina
Em Catingueira Cavalo de Pau e Gustavinho Sanfoneiro se apresentam neste domingo (18) na Festa de São Sebastião, em Catingueira Mín. 22° Máx. 36°