
O voto do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, para discriminalizar o porte de maconha para consumo pessoal, gerou diversas opiniões distintas entre a sociedade brasileira. E para falar sobre a questão, o programa Espinharas Notícias, da Rádio Espinharas FM, conversou nesta quinta-feira (03) com o ex-agente da Polícia Federal, Deusimar Guedes, que é autor do livro "Drogas - Problema meu e seu".
De acordo com Deusimar, a discussão já vem de alguns anos, após um advogado entrar com uma ação alegando que não seria mais crime o porte de drogas para consumo pessoal, no caso específico de seu cliente que foi flagrado portando maconha.
Na visão de Deusimar, o STF vem assumindo cada vez mais um papel que é do Poder Legislativo e estaria avançando no pedido, que era um caso específico, mas trata do artigo 28, desse modo, se os ministros se limitarem a este artigo, caso seja aprovada a discriminalização, ela será relativa a todas as drogas e não apenas à maconha.
O ex-agente criticou tal projeto e disse que qualquer política séria em relação às drogas tem que ser no sentido de diminuir o volume de circulação, ao ponto em que, quanto mais a sociedade for tolerante em relação a um comportamento, mais ele tende a se repetir.
"Eu acho que qualquer política que venha a flexibilizar, nesse caso aí, por exemplo, da descriminalização, que tá no caminho pra acontecer, certamente o consumo vai aumentar", disse Deusimar.
Deusimar espera que mesmo sendo discriminalizada, se crie medidas socioeducativas mais efetivas do que as atuais, e que na prática passem a ser cumpridas, não precisando da interferência do juiz, mas sim de uma comissão formada por profissionais diversos, a exemplo de Portugal, onde tal política foi adotada há alguns anos.
Ouça mais detalhes no áudio abaixo:
Por Patosonline.com
Luto! Jovem de 26 anos, residente em São José do Bonfim, morre no Hospital de Patos após complicações de saúde
CNH Fim da obrigatoriedade de autoescolas para CNH deve impactar mais de 100 centros de formação na Paraíba, aponta superintendente do Detran
Espetáculo natalino Primeira edição do Baile do Menino Deus será apresentada em Teixeira na próxima sexta-feira
Artigo de opinião A morte de Gerson de Melo Machado e o espelho da negligência coletiva. Por Brunno Alves de Lucena
Negociação Cagepa prorroga campanha “Fique em Dia” até 30 de dezembro
Concurso público Paraíba tem 439 vagas abertas em concursos e seleções com salários de mais de R$ 16 mil
Eja Educação de Jovens e Adultos em Patos incentiva estudantes com ação do Programa “Novos Olhares”
Reforma DNIT proíbe tráfego de veículos acima de 12 toneladas e interdita ponte do Rio Piancó durante a madrugada para obras
SUSPENSÃO Exército suspende Operação Carro-Pipa em várias cidades da Paraíba, inclusive aqui no Sertão. Veja a lista Mín. 23° Máx. 36°