Na manhã desta sexta-feira, 18 de agosto, familiares de uma paciente de 25 anos que deu entrada no Hospital Regional de Patos com suspeita de meningite viral, procuraram a redação do Patosonline.com para fazer uma denúncia a respeito do atendimento na unidade. Segundo relato dos parentes, a paciente enfrentou demora no atendimento, falta de isolamento adequado e medidas de segurança insuficientes, colocando em risco não apenas a sua saúde, mas também de outros pacientes e profissionais de saúde.
De acordo com o relato, a paciente deu entrada no hospital com histórico de crise convulsiva e dores de cabeça frequentes, já tendo passado por um hospital particular da cidade. A família afirma que, mesmo com os sintomas e histórico, a paciente teria sido mantida no meio de outros pacientes, exposta a um ambiente potencialmente contagioso. A paciente só teria sido transferida para uma sala mais isolada após intensa insistência da família e intervenção de terceiros que possuíam influência no hospital.
A denúncia ainda aponta que a paciente estava em uma sala que ocasionalmente recebia outros pacientes para procedimentos, inclusive pacientes tomando banho, o que aumentava a exposição ao risco.
Outro ponto citado é com relação a demora na coleta do líquor para realização do exame. Os denunciantes informaram que teriam se passados quase 24 horas, sendo feita somente após pressão da família.
A família relata que a direção do hospital só tomou providências após diversas reclamações e que até a sexta-feira, mesmo após o tempo decorrido, ainda não havia um parecer médico conclusivo sobre a condição da paciente. O exame de confirmação da suspeita de meningite viral estaria levando muito tempo para ser processado, sendo informados de que seria necessário um prazo de 7 dias até que saísse o resultado, causando preocupação de exposição a outros pacientes.
A assistência ao caso, segundo a denúncia, teria sido inadequada, com médicos evitando contato direto com a paciente e enfermeiras entrando na sala sem luvas de proteção. Um agravante é que, segundo a denunciante, havia-se a possibilidade de dar alta a paciente mesmo sem o resultado do exame.
A família expressa o desejo de que o caso seja tratado com a gravidade e prioridade que merece, visando a segurança da paciente, de outros pacientes e profissionais de saúde.
Sobre o caso, o Patosonline.com fez contato com a assessoria de comunicação do Complexo Hospitalar Regional de Patos, que enviou a seguinte nota:
Nota de esclarecimento
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), esclarece que a paciente deu entrada na urgência de forma espontânea, sem regulação por parte de outra unidade de saúde. Ressaltamos que ela foi admitida de forma imediata e após atendimento e avaliação, foi constatada a suspeita de meningite. Conforme protocolo, a mesma passou a ser medicada para o tratamento do agravo, enquanto aguardava pelo exame específico, que foi feito por meio da coleta do líquido espinhal.
Em relação à espera pelo exame, ressaltamos que este só pode ser realizado por profissional habilitado, no caso um anestesista, o que assegura a própria segurança do paciente. Vale salientar que a usuária em questão foi isolada e o caso devidamente notificado como suspeito, conforme preconiza a norma técnica do agravo. Reforçamos que a paciente segue medicada de forma preventiva, estável e sem agravamento de seu quadro.
Por fim, reiteramos o compromisso do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro em prestar a devida assistência à população, bem como manter a segurança de pacientes e profissionais que circulam diariamente na unidade.
Patos, 18 de Agosto de 2023
Por Patosonline.com
SEGURANÇA Agentes da Guarda Civil de Patos passam por curso de qualificação e habilitação do uso de pistola não letal
Nota de falecimento Morre aos 79 anos o ex-comerciante Osvaldo Marques Bezerra, fundador da Bom Passo Calçados
Pedido de ajuda Moradores pedem ajuda para cachorro ferido no Conjunto São Judas Tadeu, em Patos
Transtornos Moradores denunciam descarte irregular de resíduos e incêndio em área do conjunto Itatiunga, em Patos
Incêndio criminoso Moradora denuncia queimadas criminosas recorrentes no bairro Jatobá, em Patos
Ação solidária Grupo Impacto leva Natal solidário a famílias de Patos-PB na noite de 24 de dezembro Mín. 23° Máx. 36°