
Nesta segunda-feira, 21 de agosto, o Patosonline.com conversou com a representante do Coren-PB na cidade de Patos, Maryama Naara, que comentou sobre a fala do secretário de Saúde, Leônidas Dias, acerca da falta de recursos para o pagamento do Piso da Enfermagem, após repasse feito pelo Governo Federal.
De acordo com a enfermeira Maryama, a portaria publicada pela União trata dos recursos para pagamento do piso desde a retirada da suspensão da lei, de maio de 2023, com retroativo até o mês de agosto. A representante informou que os valores foram feitos com base nas informações enviadas pelos estados e municípios, sendo aberto um portal e prazo para retificações.
"Algumas entidades estão alegando que os valores que vieram são insuficientes, só que esses valores vieram de acordo com os dados que foram enviados", disse Maryama.
A enfermeira informou que existe uma previsão para que nesta segunda-feira, 21 de agosto, os valores entrem nas contas dos estados e municípios, no entanto, ela se disse "descrente" a respeito do cumprimento de cronogramas, uma vez que, após um ano da aprovação do piso salarial, em valores reais, os profissionais ainda não receberam nada.
"Confesso que fiquei meio cética e descrente de datas de cumprimento de cronograma, já que a enfermagem anda sofrida, angustiada, de tantas datas que já foram refeitas, analisadas. Nós já fizemos um ano de piso salarial e que em valores reais ainda não chegou nada no nosso contracheque", comentou.
A representante do Coren-PB espera que as divergências existentes entre União, Ministério da Saúde e Secretarias Municipais e Estaduais, sejam sanadas e os valores pagos integralmente.
"A nossa esperança é que as faltas de informações, ou os valores alterados, ou as divergências que estejam existindo entre União, Ministério da Saúde, Secretarias Municipais, Secretarias Estaduais, sejam sanadas e que nos nossos contracheques os nossos direitos sejam realmente feitos valer e que a gente não tenha perdas em relação a essa conquista, que foi tão duramente lutada e conquistada", finalizou a enfermeira.
Ouça mais detalhes no áudio abaixo:
O secretário de Saúde do Município de Patos, Leônidas Dias, expressou duras críticas à recente publicação da portaria do Ministério da Saúde que trata dos repasses de verbas para estados e municípios em relação ao pagamento do Piso Nacional da Enfermagem. Segundo ele, a portaria agravou ainda mais a situação dos recursos, resultando até na redução dos valores.
Em entrevista ao Patosonline.com, Leônidas Dias afirmou que a primeira portaria já havia designado um repasse de cerca de 388 mil reais mensais para o Município de Patos. Entretanto, esse montante já era insuficiente para cobrir a folha salarial de mais de 1 milhão de reais por mês referente aos profissionais da enfermagem.
A nova portaria, segundo o secretário, trouxe uma quantia ainda menor, cerca de 126 mil reais por mês. Isso porque o valor total foi de 530 mil reais, porém, ele se refere aos pagamentos das folhas dos meses de maio, junho, julho e agosto. Leônidas Dias ressaltou que essa quantia é absurda e que a portaria em questão está desconectada da realidade financeira.
Por Patosonline.com
Pronunciamento Cicinho Lima diz estar envergonhado e afirma que fez seu “papel de pai” ao conduzir João Lima à delegacia
Concurso público Paraíba tem 597 vagas abertas em concursos com salários de mais de R$ 19 mil
Sonho realizado Sanfoneiro mirim paraibano realiza sonho de conhecer Flávio José: 'uma grande referência'
Show cancelado Prefeita de Mulungu cancela show de João Lima após denúncia de violência doméstica
Inusitado Família denuncia troca de corpos em velório de homem na Grande João Pessoa
Emergência Paraíba chega a 121 municípios em situação de emergência por desastres naturais
Campanha solidária Moradores se mobilizam para ajudar mãe e dois filhos após incêndio atingir residência em Mãe d’Água
Premiação Mega-Sena acumula em R$ 50 milhões e quatro apostas da Paraíba acertam a quina
Em Catingueira Cavalo de Pau e Gustavinho Sanfoneiro se apresentam neste domingo (18) na Festa de São Sebastião, em Catingueira Mín. 22° Máx. 36°