O presidente do Sindicatos dos Trabalhadores nas Empresas de Limpeza Urbana do Estado da Paraíba (SINDLIMP-PB) fez saber na tarde desta quinta-feira, dia 09, que haverá mais uma paralização dos serviços de varrição e coleta do lixo na cidade de Patos diante de atraso no salário dos garis.
Radamés Cândido, presidente do SINDLIMP-PB, disse que os trabalhadores estão indignados com os atrasos dos salários, das cestas básicas, das férias e também problemas no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). A Empresa Conserv, contratada pela Prefeitura Municipal de Patos, alega que a gestão municipal não está honrando com os pagamentos e isso impôs sérias dificuldades para pagar compromissos.
A Prefeitura Municipal de Patos deve quase Dois Milhões de Reais à Empresa Conserv. A falta de execução do contrato mensal vem se arrastando desde a gestão do prefeito afastado Dinaldinho Wanderley. Na gestão do vice-prefeito Bonifácio Rocha (PSB) foi feito um acordo de parcelamento. Os demais gestores que sucederam a Bonifácio não deram seguimento e a situação, de acordo com informações, piorou ainda mais na gestão Ivanes Lacerda (MDB).
A Empresa Conserv já fez várias reduções nos valores firmados via contrato, demitiu trabalhadores, encerrou a pintura de meio fio e podas de árvores, porém, mesmo com redução drástica do valor cobrado da Prefeitura, a empresa alega não receber o mês em continuidade e nem os anteriores.
Ao que tudo indica, a partir da próxima segunda-feira, dia 13, ou mesmo antes, os serviços serão paralisados por completo. “Quem está perdendo com essa situação lamentável são os trabalhadores e toda a sociedade. O prefeito não vem escutando o sindicato e não chega a um entendimento com a empresa. Nós queremos o direito respeitado! Os garis trabalham muito e os demais trabalhadores também! Queremos um entendimento entre o prefeito Ivanes e a empresa, mas parece que esse gestor não é muito de diálogo”, disse Radamés.
Por meio de ofício destinado ao prefeito interino Ivanes Lacerda, a Conserv fez detalhamento dos problemas, valores a receber da Prefeitura de Patos e da decisão do SINDLIMP-PB em convocar os trabalhadores para paralisar.
Arnon Medeiros, secretário de Finanças do Município de Patos, disse que desde Bonifácio Rocha que vem sendo honrado o compromisso e pagando mensalmente à Empresa Conserv. Ele reconhece débitos anteriores e a redução que ocorreu, mas afirma que o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE/PB) detectou que os valores pagos pela varrição estavam acima do pago em outros municípios.
Jozivan Antero – Patosonline.com
Crítica OAB Patos critica retirada da Vara de Execução Penal e regionalização das sucessões para Campina Grande
Atrasos Funcionários da Nephron Patos denunciam atraso no pagamento do piso salarial; empresa afirma que repasse é feito pelo Estado
Solidariedade Campanha solidária mobiliza ajuda para idosa de 87 anos em situação de risco no bairro Jatobá, em Patos, após desabamento de teto de residência em chuva
EDUCAÇÃO Educação de Cacimba de Areia celebra avanço histórico na fluência em leitura
AUMENTO Procon/Patos divulga pesquisa e verifica aumento de 7,42% no preço da picanha
Carnaval 2026 Nabor anuncia 1ª edição do Sol Folia que acontece nos dias 7 e 8 de fevereiro. Confira!
Luto! Patoense Adriana Gomes morre aos 37 anos, após luta contra o câncer
Luto! Jovem de São José do Bonfim, Rodrigo Aires Pires Perônico, morre aos 28 anos
Serviço Prefeitura de Patos atende requerimento do vereador Galeguinho da Van para iluminação da passagem molhada do assentamento Patativa do Assaré e do Sítio Passagem da Lama Mín. 24° Máx. 37°