A presidente do Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren-PB), Rayra Beserra, anunciou nesta quinta-feira (24) que tomou medidas para corrigir uma situação preocupante que afeta os profissionais da enfermagem que possuem dois ou mais vínculos empregatícios. A denúncia surgiu após o presidente da Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup), George Coelho, revelar que esses profissionais estavam recebendo apenas o piso salarial referente a um dos vínculos, em vez de receber o valor integral por cada vínculo.
Rayra Beserra esclareceu que a categoria foi surpreendida por essa situação, uma vez que a Constituição Federal garante aos profissionais da enfermagem a possibilidade de acumular vínculos e receber o piso salarial correspondente a cada um deles. Diante disso, a presidente do Coren-PB acionou o Ministério da Saúde para que a situação seja corrigida e os profissionais recebam o devido pagamento.
"O Ministério da Saúde não pode determinar que profissionais de enfermagem que tenham dois vínculos estejam excluídos de receber o piso salarial em todos os vínculos que ocupam. Esse direito está garantido pela Constituição Federal no artigo 37. Estamos questionando ao Ministério da Saúde para que isso seja corrigido. O piso salarial é um direito de todos os profissionais de enfermagem em todos os vínculos que ele ocupar", declarou Rayra Beserra.
Veja o vídeo abaixo:
A situação tem gerado preocupação e insatisfação entre os profissionais da enfermagem, uma vez que a remuneração adequada é essencial para reconhecer o valor desses trabalhadores que desempenham um papel fundamental na área da saúde. Além disso, prefeituras de diferentes regiões da Paraíba também estão reclamando de cortes nos valores repassados pelo Ministério da Saúde referentes ao piso da enfermagem.
Por Patosonline.com
Mín. 24° Máx. 37°