Na noite de ontem, quinta-feira, 14 de setembro, um incidente ocorrido em um parque de diversões na cidade de Patos, gerou grande repercussão nas redes sociais, após uma mini-montanha russa, que está instalada no terreno do antigo Patos Tênis Clube, apresentar problemas em seu funcionamento, levando os passageiros a saírem do local pela escada de emergência.
Na manhã de hoje, o Corpo de Bombeiros realizou uma nova vistoria no brinquedo, após o episódio. A jornalista Wânia Nóbrega, da Rádio Espinharas FM, esteve no local e conversou com o Capitão Airton, que falou sobre a vistoria, como também com o engenheiro do parque, Emanuel Marinho. Além disso, ela também fez contato com o Tenente Aurélio, que falou sobre a vistoria realizada na semana passada.
O Tenente Aurélio informou que a vistoria foi feita previamente desde o dia 07 de setembro, quando o parque começou a funcionar, fiscalizando a questão de combate a incêndio, como a disposição dos extintores, fiação elétrica exposta, rotas de fuga e sinalização de emergência.
"Nós pedimos um documento assinado pelo engenheiro, atestando o estado de funcionabilidade e montagem do brinquedo, então, foi emitida essa nota pra nós e estamos com ela em mãos", frisou.
De acordo com o engenheiro responsável pelo parque, Emanuel Marinho, houve um travamento no brinquedo, após uma correia se soltar, mas todo o procedimento foi realizado de acordo com as normas de segurança, seguindo a NBR15926, norma da ABNT que rege parques de diversões.
"O procedimento foi feito em cima da norma, então, o pessoal desceu pela escada, teve uma trava de segurança, o carrinho travou, o pessoal desceu, fez todo o procedimento normal. O pessoal do parque foi lá ajudar, todo mundo desceu tranquilo, sem problema nenhum, ninguém se machucou", disse o engenheiro.
Emanuel também destacou que o brinquedo voltou a funcionar ainda na noite de ontem (14) e restavam apenas as questões burocráticas da nova vistoria.
Ouça abaixo a fala do engenheiro Emanuel Marinho:
O Capitão Airton informou que existem dispositivos de segurança no próprio brinquedo que proporcionam a saída em segurança das pessoas. Airton disse ainda que após a vistoria, será emitido um laudo de funcionamento pelo engenheiro responsável, atestando e descrevendo a forma de funcionamento e os dispositivos de segurança disponíveis no brinquedo.
"Existem dispositivos de segurança no próprio brinquedo que proporcionam a saída em segurança do pessoal e isso foi um problema mecânico que pode acontecer, todos estamos suscetíveis a isso, nosso veículo, e nos brinquedos não são diferentes. Pode acontecer algum travamento, mas existem dispositivos de segurança previstos em normas, justamente para essas situações", comentou.
Ouça abaixo a fala do Capitão Airton:
Por Patosonline.com
Com sonoras de Wânia Nóbrega/Rádio Espinharas FM
Mín. 22° Máx. 37°