
A Prefeitura de Patos e a Secretaria de Agricultura, em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca do Estado, realizaram, nesta terça-feira, 26, uma manhã de campo sobre a piscicultura. O evento ocorreu no sítio Enjeitado e teve o objetivo de melhorar a eficiência de produção do peixe.
Estavam presentes o prefeito Nabor Wanderley, o secretário de agricultura do município, Ferré Maxixe, o engenheiro agrônomo da secretaria, Iere Caindre, a médica veterinária Milena Áquila, o engenheiro de pesca e gerente operacional da Estação de piscicultura de Itaporanga, Celso Duarte, o técnico agropecuário, Miguel Pita, ambos da SEDAP, além de agricultores, Colônia de Pescadores de Patos, Conselho de Desenvolvimento Rural e Sustentável, e alunos e professores do curso de medicina veterinária da UNIFIP.
O prefeito afirmou que a gestão tem trabalhado em todas as áreas, e para o homem e a mulher do campo não tem sido diferente com ações como o melhoramento genético, produção de palma, sistema de irrigação, preparo de terra para o plantio, e agora com o incentivo à geração de emprego e renda através da piscicultura.
"Muita gente participando e juntos somos mais fortes, juntos estamos fazendo mais pelo homem do campo. Essa prática da piscicultura é importante, o governo tem ajudado na liberação da água do açude da capoeira de forma controlada e responsável para garantir condições do homem do campo trabalhar", afirmou Nabor Wanderley.
Na oportunidade, ainda houve o lançamento da cartilha do Programa de Piscicultura desenvolvida pela SEDAP e que traz ensinamentos como tipo de piscicultura, quantidade e alevinos, procedimento para o peixamento, tipo de alimentação, providências necessárias, importância do pescado como alimento, características protéicas do peixe.
Celso Duarte lembrou de alguns tópicos que foram explorados nesta manhã, como o controle da temperatura, oxigênio, Ph, dos nutrientes que existem na água, uma vez que a maioria do produtor não tem esse conhecimento.
“O dia de campo vai servir para nortear o que já existe e nortear, também, aqueles propensos agricultores da agricultura familiar que desejam cultivar o peixe no seu sítio, na sua chácara, na sua propriedade", destacou.
O agricultor Nilson Nunes, da Agrovila Campo Comprido, avaliou que a “capacitação é importante porque amplia outras atividades para o campo”.
Por Coordecom





SEGURANÇA Agentes da Guarda Civil de Patos passam por curso de qualificação e habilitação do uso de pistola não letal
Nota de falecimento Morre aos 79 anos o ex-comerciante Osvaldo Marques Bezerra, fundador da Bom Passo Calçados
Pedido de ajuda Moradores pedem ajuda para cachorro ferido no Conjunto São Judas Tadeu, em Patos
Transtornos Moradores denunciam descarte irregular de resíduos e incêndio em área do conjunto Itatiunga, em Patos
Incêndio criminoso Moradora denuncia queimadas criminosas recorrentes no bairro Jatobá, em Patos
Ação solidária Grupo Impacto leva Natal solidário a famílias de Patos-PB na noite de 24 de dezembro Mín. 23° Máx. 37°