Domingo, 20 de Abril de 2025
Banner Dr Romulo
Banner Clima Sublime
Banner Dra Priscylla
Banner Chacara Canaa
Banner Dra Joyce
Banner JC Motos
UNIFIP
Banner Hmais Onco
Gerais Gerais

Justiça condena município de Campina Grande a indenizar pais de bebê que teve cabeça decepada durante parto

Caso aconteceu em 2009, com uma mãe da cidade de Taperoá, no Isea. Cesárea precisou ser feita para remover a cabeça do bebê, e Justiça entendeu que houve negligência médica.

29/09/2023 às 08h00
Por: PATOS ONLINE Fonte: Fonte: g1 PB
Compartilhe:
Parto aconteceu na maternidade do Isea, em Campina Grande — Foto: Reprodução/TV Cabo Branco
Parto aconteceu na maternidade do Isea, em Campina Grande — Foto: Reprodução/TV Cabo Branco

A Justiça da Paraíba condenou o município de Campina Grande a indenizar um casal em R$ 200 mil, por danos morais, após o bebê que eles esperavam morrer durante o parto realizado na maternidade do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea), em 2009. O bebê teria nascido de forma invertida e teve a cabeça decepada após o médico responsável prosseguir com o parto normal, ao invés de realizar a cesárea, método adequado para casos deste tipo. Ainda cabe recurso da decisão, publicada na quarta-feira (27).

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Conforme consta no processo, no dia 6 de dezembro de 2009 a mulher foi encaminhada pelo hospital municipal de Taperoá para o Isea, em Campina Grande, após ser constatado que o bebê estava em posição invertida para o parto, com a orientação de realização para parto cesáreo. Ao chegar no Isea, ela foi orientada a voltar para casa, uma vez que ainda não estava em trabalho de parto. Seis dias depois, em 12 de dezembro, ela procurou novamente o Isea, onde mais uma vez foi orientada a voltar para casa. Ela retornou para a maternidade no dia seguinte, quando deu entrada na unidade com fortes dores.

Ainda segundo a sentença, ao chegar na unidade, o médico plantonista deu início ao trabalho de parto normal, mesmo com o bebê estando na posição invertida. Por causa disso, o parto acabou sendo forçado e o bebê teve a cabeça decepada. A cabeça não foi expulsa durante o parto e foi necessária a realização de uma cesárea para a retirada da cabeça do útero da mulher.

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

Conforme o juiz Ruy Jander Teixeira da Rocha, da Terceira Vara da Fazenda Pública de Campina Grande, os pais do bebê alegaram que o médico não informou a causa da morte, e que o pai só soube que a criança foi degolada quando foi pegar o corpo para o enterro.

“Comprovou-se nos autos que o médico responsável pelo parto foi absolvido na esfera administrativa, não havendo, também, processo criminal instaurado em seu desfavor. Mas resta evidente o erro de avaliação e desprezo pela vida humana desde o primeiro momento em que a paciente chegou no ISEA”, diz o juiz nos autos.

Continua após a publicidade
Banner A Dois

Na defesa, o município de Campina Grande alegou que a mulher estava em trabalho de parto expulsivo, com os membros inferiores do bebê já aparecendo, e que houve complicações no momento da saída da cabeça, que ficou retida no ventre, além da compressão do cordão umbilical, que causou hipóxia cerebral e parada cardíaca. A defesa também negou que houve negligência médica.

Segundo o juiz, houve clara negligência no atendimento da gestante, evidenciada na ausência de internação e recusa em se proceder o parto cesáreo no momento oportuno, que teria sido o primeiro dia em que a mãe foi encaminhada para a unidade.

"Analisando todas as circunstâncias descritas, entendo que a pretensão exordial deve ser acolhida, porquanto é inegável que a morte de um filho nessas condições de negligência no atendimento e se sabendo que a criança poderia ter sido salva com a simples mudança do atendimento de forçar a gestante a ter o parto normal, com a realização de uma cesariana, é causa plenamente caracterizadora de danos morais, sem falar na dramaticidade que o caso denota, tendo como vítima fatal o bebê dos autores", ressaltou o juiz.

Fonte: g1 PB

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 22h06 - Fonte: ClimaTempo
24°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 36°

Seg 33°C 22°C
Ter 34°C 21°C
Qua 36°C 22°C
Qui 34°C 22°C
Sex 33°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras