Em contato com a jornalista Wânia Nóbrega, da Rádio Espinharas FM, o chefe do Instituto Nacional do Seguro Social na cidade de Patos, Alberto, falou sobre a concessão de Benefícios por Incapacidade Temporária, antes chamado de Auxílio Doença.
De acordo com Alberto, houve a propagação de uma informação distorcida afirmando que o INSS estaria concedendo o benefício sem necessidade de perícia médica, no entanto, ele destacou que o Instituo continua com a obrigatoriedade da submissão do segurado da perícia médica.
Alberto explica que o ocorre, na verdade, é que no período da pandemia, o INSS passou a conceder o auxílio mediante análise documental dos atestados médicos:
"Não é que as pessoas não precisam mais passar por perícia, é que existe uma modalidade de perícia que é feita de forma documental, essa perícia tem critérios próprios que foram se aperfeiçoando ao longo desses últimos anos e, no momento, uma pessoa poder ter um benefício de até 6 meses sem que seja obrigatório passar por uma perícia presencial", explicou.
O chefe do INSS de Patos disse que para essa modalidade, a pessoa tem que, no ato do agendamento de perícia médica, ter um atestado com o carimbo do médico, o CID da doença, o período de afastamento, onde posteriormente, um perito do INSS irá fazer uma análise desses condicionantes.
"Ele, considerando que o atestado tem todos aquele pré-requisitos, pode conceder um afastamento de até 6 meses por ano. Caso não considere válido aquele atestado, ele não tem o poder de indeferir, apenas não enquadra como administrativo e aí ele oportuniza que a pessoa marque uma perícia por indicação médica, pra que esse requerimento de afastamento seja concluído presencialmente", disse Alberto.
Alberto destacou que o INSS tem incentivado que as pessoas utilizem essa modalidade documental.
Ouça mais detalhes no áudio abaixo:
Por Patosonline.com
Luto! Jovem de 26 anos, residente em São José do Bonfim, morre no Hospital de Patos após complicações de saúde
CNH Fim da obrigatoriedade de autoescolas para CNH deve impactar mais de 100 centros de formação na Paraíba, aponta superintendente do Detran
Espetáculo natalino Primeira edição do Baile do Menino Deus será apresentada em Teixeira na próxima sexta-feira
Artigo de opinião A morte de Gerson de Melo Machado e o espelho da negligência coletiva. Por Brunno Alves de Lucena
Negociação Cagepa prorroga campanha “Fique em Dia” até 30 de dezembro
Concurso público Paraíba tem 439 vagas abertas em concursos e seleções com salários de mais de R$ 16 mil
Eja Educação de Jovens e Adultos em Patos incentiva estudantes com ação do Programa “Novos Olhares”
Reforma DNIT proíbe tráfego de veículos acima de 12 toneladas e interdita ponte do Rio Piancó durante a madrugada para obras
SUSPENSÃO Exército suspende Operação Carro-Pipa em várias cidades da Paraíba, inclusive aqui no Sertão. Veja a lista Mín. 23° Máx. 36°