Agora é oficial: Max Verstappen é o mais novo tricampeão mundial de Fórmula 1. Coroando temporada mais dominante da própria carreira, o holandês fechou a conta antes mesmo da bandeirada que encerraria a corrida sprint do GP do Catar neste sábado. Isso porque o vice-líder do campeonato, Sergio Pérez, bateu a oito voltas para o fim da disputa, abandonando a prova. O incidente ainda envolveu Esteban Ocon, da Alpine, e Nico Hulkenberg, da Haas.
A vantagem de Verstappen era tanta, que o tri já estaria garantido se ele chegasse até a sexta colocação. Não foi necessário, entretanto, ir tão longe. O holandês cruzou a linha de chegada em segundo lugar na prova vencida pelo calouro da McLaren, Oscar Piastri. Com isso, faturou sete pontos dos três que precisava.
O incidente de Pérez foi na volta 11 de um total de 19 na prova, que concede pontos extras aos oito primeiros colocados.
Enquanto Verstappen ocupava a terceira colocação, recuperando-se de uma largada aquém do esperado que lhe fez despencar seis posições, Pérez lutava para entrar na zona de pontuação. O mexicano havia iniciado a prova em oitavo, porém, caiu para décimo no decorrer da disputa.
Depois de ultrapassar Gasly, Pérez colou em Nico Hulkenberg, da Haas. O alemão ocupava o nono lugar na prova, bem atrás de Esteban Ocon.
De repente, o francês da Alpine e o mexicano da RBR cercaram o rival do carro de número 27 e colidiram alguns metros à frente, arrastando o terceiro carro consigo. Os dois acabaram na caixa de brita e abandonaram, assim como Hulkenberg.
- Foi uma massiva, grande pena. Eu estava no lugar errado e na hora errada, em um incidente envolvendo Esteban e Hulkenberg, mas fui o único a pagar o preço. Tive muitos danos ao meu carro. Infelizmente não conseguimos dar muitas voltas aqui mas temos boas informações acerca do que esperar para amanhã - lamentou o mexicano.
Com apenas 172 pontos em disputa a partir da corrida principal do GP do Catar, neste domingo, e as cinco etapas seguintes, Pérez já não pode mais alcançar Verstappen, que sustenta 184 de vantagem sobre ele.
Além disso, o mexicano ainda tem seu vice-campeonato ameaçado pela aproximação de Lewis Hamilton: o heptacampeão da Mercedes ocupa o terceiro lugar no campeonato de pilotos, com 30 pontos a menos que Checo. A equipe alemã, por sua vez, é vice-líder do Mundial de construtores.
Fonte: ge
Mín. 24° Máx. 37°