O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demitiu nesta quarta-feira (25) a presidente da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano. De acordo com nota divulgada pela Presidência da República, o governo federal nomeará o economista Carlos Antônio Vieira Fernandes para a presidência do banco. As informações são do R7, parceiro nacional do Portal Correio.
No comunicado, a Presidência afirma que Rita cumpriu a missão de recuperação da gestão e cultura interna da Caixa, com a valorização dos funcionários e a retomada do papel do banco em políticas sociais, “ampliando os financiamentos para habitação, infraestrutura e agronegócio”.
No fim de setembro, Rita Serrano declarou que a discussão sobre uma eventual saída do posto era respondida com “muito trabalho”. “Desde que assumi, a única orientação que o presidente Lula me deu até então é para continuar trabalhando. O número que demos hoje mostra o resultado desse trabalho, que é da Caixa, mas orientado pelo governo federal. A Caixa atingiu a marca histórica de carteira de R$ 700 bilhões em habitação. Então, todo esse debate é respondido com trabalho”, afirmou à época, quando questionada sobre sentir pressão para deixar o cargo.
A pressão levou Lula a trocar titulares em duas pastas, no início de setembro. Os deputados federais André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) agora são, respectivamente, ministro do Esporte e de Portos e Aeroportos.
Carlos Vieira tem 62 anos, é formado em economia e funcionário de carreira da Caixa. Ele foi secretário-executivo dos ministério das Cidades e da Integração Nacional na gestão da ex-presidente Dilma Rousseff e chegou a chefiar as pastas interinamente. Vieira também atuou como presidente do fundo de pensão da Caixa (Funcef), diretor operacional da Financeira BRB e presidente do Conselho de Administração da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
Fonte: R7
Mín. 23° Máx. 36°