Na manhã desta terça-feira (09), a Polícia Federal na Paraíba deflagrou a operação "Pá de Cal" com o objetivo de combater a extração e comercialização ilegal de caulim no município de Assunção, no Sertão paraibano.
A ação teve início a partir de uma notícia de crime, e durante a investigação foram coletados elementos de informações que apontam a provável prática de extração e beneficiamento de caulim obtido ilegalmente.
Os investigados na operação responderão pelos crimes de extração/exploração ilegal de areia e associação criminosa, conforme previstos nos artigos 55 da Lei 9.605/98, 2º da Lei 8.176/91 e art. 288 do Código Penal, respectivamente.
A operação mobilizou 16 Policiais Federais, que cumpriram três mandados de busca e apreensão expedidos pela 4ª Vara Federal no Estado da Paraíba. O nome da operação, "Pá de Cal", reflete a intenção de impedir a continuidade da atividade ilícita, lançando uma "pá de cal" sobre os investigados.
A extração ilegal de caulim representa uma ameaça ao meio ambiente e à ordem legal, sendo uma prática que demanda atenção e ação por parte das autoridades para coibir atividades que comprometem a sustentabilidade e a legalidade.
Por Patosonline.com
Mín. 22° Máx. 37°