A Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Paraíba, no decorrer de fiscalizações realizadas na última quinta-feira (10), prendeu um foragido da Justiça por não pagamento de pensão alimentícia, resgatou três filhotes de Pica-pau-de-topete-vermelho que não possuíam nenhum registro necessário do órgão ambiental e flagrou um homem conduzindo ônibus escolar transportando estudantes sem possuir o curso especializado para o transporte.
A primeira ocorrência se deu no município do Conde, na BR-101, km 73, por volta das 17h41, quando policiais deram ordem de parada para um ônibus escolar transportando estudantes a fim de realizar fiscalização dos equipamentos obrigatórios. No ato da abordagem, foi identificado que o condutor não possuía o curso especializado para transporte de escolares. Diante dos fatos evidenciados, homem poderá responder exercício ilegal de profissão/atividade. O veículo foi liberado para um condutor com o curso de transporte escolar.
Já no município de Pocinhos, na BR-230, no km 183, por volta das 19h, agentes da PRF realizavam fiscalização de rotina quando abordaram um caminhão Vw/9.170 Drc 4x2. Seguindo os protocolos padrão, foi solicitada a identificação do condutor, logo em seguida foram realizadas consultas aos sistemas de segurança, onde foi constatado a existência de um mandado de prisão por não pagamento de pensão alimentícia ao seu desfavor. Sendo assim, ele foi preso e encaminhado para Delegacia de Polícia Judiciária do município, onde ficará à disposição para cumprimento da pena imposta.
Desta vez no município de Mamanguape, na BR-101, km 15, por volta das 21h20, equipe da PRF abordou uma motocicleta Honda NXR 160 Bros, após ela realizar retorno na contramão de direção após abastecer a motocicleta no posto de combustíveis. Durante a fiscalização, ficou evidenciado que o condutor não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Sendo assim, o veículo foi autuado por ser conduzido por pessoa sem CNH e por trafegar na contramão de direção, sendo retido até a apresentação de condutor habilitado. Foi localizado com o indivíduo uma gaiola contendo três aves silvestres do tipo Campephilus melanoleucos, popularmente conhecida como Pica-pau-de-topete-vermelho. Os pássaros haviam sido retirados do seu habitat natural para serem criados, eles não tinham nenhum tipo de regularização no órgão ambiental competente. Diante das situações flagradas, o indivíduo assinou um termo de compromisso para comparecer em juízo quando intimado e poderá responder criminalmente por matar, perseguir, caçar, apanhar, vender espécimes da fauna silvestre. As aves foram encaminhadas para o órgão ambiental para adoção das medidas cabíveis.
Por Ascom/PRF-PB
Mín. 22° Máx. 37°