O Ministério Público de Goiás deflagrou na manhã desta terça-feira a terceira fase da Operação Penalidade Máxima, que investiga supostas manipulações de resultados em partidas de futebol. Entre as investigações, estão dois jogos da edição 2023 do Campeonato Paraibano, sendo eles: Nacional de Patos 2 a 1 Auto Esporte-PB, além de Sousa 4 a 0 Auto Esporte-PB. No decorrer do dia, os três clubes citados na investigação emitiram notas sobre o assunto direcionadas à imprensa e às suas respectivas torcidas.
A operação está sendo realizada pelo Grupo de Atuação de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e pela Coordenadoria de Segurança Institucional e Inteligência (CSI), ambos de Goiás, e conta com o apoio da PM-GO, do Cyber Gaeco do MP-SP e dos Gaecos da Paraíba, do Mato Grosso do Sul e do Rio de Janeiro.
No decorrer de toda esta terça, mandados de busca e apreensão foram cumpridos em cinco estados: Paraíba, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo foram os locais alvo desta nova fase da Operação Penalidade Máxima. Na Paraíba, o mandado foi cumprido na cidade de Campina Grande, no interior do estado.
"As partidas realizadas no Campeonato Paraibano de 2023, Nacional 2x1 Auto Esporte e Sousa 4x0 Auto Esporte, fazem parte da Operação Penalidade Máxima, do Ministério Público de Goiás, que investiga manipulação de jogos no futebol brasileiro.
O Auto Esporte Clube informa está atento às investigações e à disposição das autoridades para colaborar no que for possível e necessário. Afinal, o Auto Esporte é a maior vítima dos crimes investigados.
O Clube já disponibilizou materiais com indícios que conseguiu ter acesso e continuará acompanhando para que todos os fatos sejam esclarecidos.
Caso comprovado, o Auto pede, desde já, a punição efetiva dos envolvidos, conforme a lei, para que paguem pela mácula causada ao Auto Esporte Clube e também ao futebol paraibano.
Auto Esporte Clube
Diretoria Executiva"
"O Nacional Atlético clube de Patos vem à público, após tomar conhecimento da deflagração de nova fase da Operação Penalidade Máxima, esclarecer que não compactua e repudia qualquer forma e tentativa de manipulação de resultados de partidas.
Informamos que estamos aguardando informações sobre o fato e que até o presente momento não fomos notificados pelos órgãos investigadores e fiscalizadores sobre qualquer irregularidade em alguma de nossas partidas.
Por fim, deixamos claro que nosso maior compromisso é com a prática do bom futebol zelando pelo respeito, responsabilidade e pela ética moral e profissional.
Patos, 28 de novembro de 2023."
"O Sousa Esporte Clube diante de vários pedidos de informações sobre as investigações oriundas do Ministério Público do Goiás, relacionada a 3ª fase da operação intitulada Penalidade Máxima envolvendo diversas partidas do futebol brasileiro, vem a público manifestar que não foi procurado pelo respeitável Parquet Goiano e que aguarda mais informações sobre os fatos, assim como está a inteira disposição das autoridades para contribuir com a elucidação do caso.
Por fim, reiteramos nosso compromisso com esporte, zelando pelos seus princípios, prezando pela pratica do bom futebol e sempre vigilante no combate as condutas que desabone o nosso esporte.
Sousa Esporte Clube."
A ação é uma continuação das Operações Penalidade Máxima I e II, iniciadas em fevereiro e abril de 2023. Até agora, três acusações foram apresentadas à Justiça, envolvendo 32 pessoas acusadas de participar de uma organização criminosa e praticar corrupção no contexto esportivo.
Além das partidas do Campeonato Paraibano, estão sendo investigadas possíveis fraudes nos resultados de partidas das séries A e B do Brasileirão ocorridas em 2022, e do estadual de Goiás. As partidas dos campeonatos nacionais são referentes ao segundo turno da última edição do certame. Já os jogos dos estaduais ocorreram em janeiro e fevereiro deste ano.
Fonte: ge PB
Mín. 24° Máx. 37°