
O prefeito de Areial, Adelson Gonçalves, sancionou a lei municipal 537/2023, que estabelece a proibição do consumo de cigarros, charutos, cigarros eletrônicos e outros derivados de produtos fumígenos em espaços de uso coletivo. A sanção foi publicada na edição desta sexta-feira (1º) do Diário Oficial dos Municípios, e a legislação já está em vigor.
Conforme estabelecido pelo decreto, a proibição abrange todo o território municipal de Areial, incluindo ambientes de uso coletivo, sejam públicos ou privados. O texto menciona especificamente a proibição do consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos, cigarros eletrônicos ou qualquer outro produto fumígeno, independentemente de ser derivado de tabaco.
A definição de ambiente coletivo inclui espaços de trabalho, estudo, cultura, culto religioso, lazer, esporte e entretenimento, abrangendo uma ampla gama de locais aos quais a lei se aplica.
Além da proibição em si, a nova legislação prevê a obrigatoriedade da fixação de avisos em pontos de ampla visibilidade. Esses avisos devem conter informações sobre a proibição, incluindo telefone e endereço dos órgãos responsáveis pela vigilância sanitária municipal e defesa do consumidor.
No caso de descumprimento da medida, os responsáveis pelos recintos têm a responsabilidade de advertir os usuários sobre a proibição do uso desses produtos. Caso a conduta persista, a retirada imediata do infrator do local é exigida, conforme estabelece a legislação em vigor. A iniciativa visa promover ambientes mais saudáveis e livres do tabagismo passivo no município.
Confira a lei sancionada:




Por Patosonline.com
Com informações do ClickPB
Luto! Jovem de 26 anos, residente em São José do Bonfim, morre no Hospital de Patos após complicações de saúde
CNH Fim da obrigatoriedade de autoescolas para CNH deve impactar mais de 100 centros de formação na Paraíba, aponta superintendente do Detran
Espetáculo natalino Primeira edição do Baile do Menino Deus será apresentada em Teixeira na próxima sexta-feira
Artigo de opinião A morte de Gerson de Melo Machado e o espelho da negligência coletiva. Por Brunno Alves de Lucena
Negociação Cagepa prorroga campanha “Fique em Dia” até 30 de dezembro
Concurso público Paraíba tem 439 vagas abertas em concursos e seleções com salários de mais de R$ 16 mil
Eja Educação de Jovens e Adultos em Patos incentiva estudantes com ação do Programa “Novos Olhares”
Reforma DNIT proíbe tráfego de veículos acima de 12 toneladas e interdita ponte do Rio Piancó durante a madrugada para obras
SUSPENSÃO Exército suspende Operação Carro-Pipa em várias cidades da Paraíba, inclusive aqui no Sertão. Veja a lista Mín. 23° Máx. 36°