A partir de 2024, o Hospital do Bem, que integra o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), pertencente à rede de saúde do Governo da Paraíba em Patos, vai realizar cirurgias de reconstrução mamária em caso de mulheres com diagnóstico de câncer de mama. A unidade foi credenciada por meio de portaria da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde, do Ministério da Saúde, publicada no Diário Oficial da União do último dia 6, que habilitou hospitais do Sistema Único de Saúde – SUS. O Fundo Nacional de Saúde será o responsável pela transferência dos recursos financeiros aos Fundos Estadual e Municipais de Saúde para arcar com as despesas deste novo procedimento.
A responsável pelo setor de Oncologia da Secretaria Estadual de Saúde, Michelly Maropo, explica que a habilitação de que trata a Portaria Nº 1.079/2023 estabelece o prazo máximo de 24 meses para implantação do serviço, mas a assistência, neste caso, no Hospital de Patos já começa a ser disponibilizada a partir do início do próximo ano. “Na próxima segunda-feira(18), a gente tem uma reunião com os médicos do Complexopara definir a compra das próteses e materiais necessários para os procedimentos e já iniciamos a busca ativa das pacientes mastectomizadas e que têm interesse em realizar a cirurgia de reconstrução mamária, de forma que a ideia é começar os procedimentos no final de janeiro ou começo de fevereiro que é o tempo necessário para compra dos insumos para os procedimentos, inclusive, as primeiras próteses que são individualizadas”, adiantou.
Ainda segundo Michelly, a Portaria preconiza a realização de duas reconstruções/mês, mas esse quantitativo pode ser ampliado. “Como é um novo serviço, vamos avaliar a demanda, as condições do hospital e os recursos disponíveis para essa ampliação. O importante é termos esse novo serviço para ofertar à população”, reiterou ela.
“A cirurgia plástica reconstrutiva da mama em casos de mutilação decorrente de tratamento de câncer é um serviço essencial, fundamental e muito importante para a qualidade de vida e aumento da autoestima de quem passa por esse processo de ter que retirar a mama. E nós ficamos muito felizes com esse credenciamento que vai nos possibilitar ofertar mais esse serviço às nossas pacientes”, afirma o diretor-geral do Complexo, Francisco Guedes.
O Hospital do Bem é referência para vários tipos de câncer no sertão, sendo o de mama um dos mais recorrentes na unidade. Além de cirurgias, internação, atendimento ambulatorial, quimioterapia e biopsias, em breve, o Hospital do Bem ofertará cirurgias reparadoras de mama e também radioterapia, já que está em curso o processo de aquisição de um acelerador linear para a unidade que dispõe, atualmente, de 29 leitos. O Hospital do Bem funciona num prédio anexo ao Hospital Regional de Patos.
Além do Hospital do Bem, de Patos, mais quatro unidades hospitalares da Paraíba que atuam com o SUS foram habilitados pela Portaria a realizar a cirurgia reparadora de mama. No total, 32 hospitais foram credenciados no país para esse procedimento.
Por Secom-PB
Emocionante Pais do Colégio Ágape promovem ação solidária e presenteiam porteiro com moto, em Patos
Falta de água Moradores denunciam falta de água há mais de uma semana no bairro dos Estados, em Patos; Cagepa se pronuncia
Nova cirurgia Jornalista Marcos Oliveira será submetido a novo procedimento cirúrgico em Campina Grande
Carnaval 2026 Prefeitura de Patos e Liga dos Blocos anunciam programação do Carnaval de Patos 2026. Confira!
Desperdício de água Mesmo após notificação ambiental, despejo irregular de água suja continua no Luar de Angelita
Campanha solidária Família de garoto patoense de 12 anos com leucemia pede ajuda para garantir tratamento adequado
VAGAS DE EMPREGO Patos lidera oferta de vagas do Sine-PB em fevereiro com 172 oportunidades de emprego
Carnaval 2026 Programação do Carnaval 2026 de Patos será anunciada nesta segunda-feira, 2 de fevereiro
Problemática Falta de pressão e ausência no abastecimento de água causam transtornos e revolta moradora em Patos Mín. 22° Máx. 37°