Domingo, 20 de Abril de 2025
Banner Dr Romulo
Banner Dra Joyce
Banner Hmais Onco
UNIFIP
Banner JC Motos
Banner Clima Sublime
Banner Dra Priscylla
Banner Chacara Canaa
Brasil Brasil

Indicados por Lula para o STF, Dino e Gonet são sabatinados no Senado nesta quarta (13)

Senadores irão ouvi-los simultaneamente a partir das 9h

13/12/2023 às 07h55
Por: PATOS ONLINE Fonte: Fonte: CNN Brasil
Compartilhe:

Indicados para o Supremo Tribunal Federal (STF) e Procuradoria-Geral da República (PGR) respectivamente, Flávio Dino e Paulo Gonet serão sabatinados nesta quarta-feira (13).

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Eles serão ouvidos, simultaneamente, a partir das 9h na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Dino e Gonet precisam convencer os parlamentares em suas respostas para, enfim, conquistar os novos postos.

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

O que acontece depois da sabatina?

Após a sabatina na CCJ, os nomes de Dino e Gonet irão à votação. No colegiado, são necessários votos favoráveis da maioria dos presentes.

A votação só começará com a presença de ao menos 14 senadores. A comissão possui 27 membros titulares.

Continua após a publicidade
Banner A Dois

Vale ressaltar que, ainda que alguma indicação seja reprovada pela CCJ, o plenário do Senado terá a palavra final sobre a aprovação ou não da autoridade em questão. Ambas as votações são secretas.

Pedido de votos

Na terça (12), último dia antes da sabatina, tanto Dino quanto Gonet gastaram a sola de sapato pelos corredores do Senado para conversar e pedir votos aos senadores. Uma das agendas dos dois aconteceu em conjunto, quando encontraram senadores do PSD, o maior partido na casa, na liderança do partido.

Dino afirmou que já se encontrou com mais de 50 senadores e disse à CNN que o clima entre ele e os parlamentares está tranquilo.

Está indo bem tranquilo, o clima é muito bom. É normal que haja voto a favor e voto contra. O importante é que os votos a favor sejam maiores que os contra e assim seráFlávio Dino

Flávio Dino deu início às visitas dois dias após sua indicação ser formalizada por Lula, em 27 de novembro. O atual ministro da Justiça foi ao Senado em, pelo menos, quatro datas. Nem todas as visitas, porém, foram públicas e alguns contatos aconteceram por telefone.

Relatório de aprovação

O relatório sobre a indicação de Dino ao STF foi elaborado pelo senador Weverton Rocha (PDT-MA).

No parecer, o relator disse que o atual ministro da Justiça “nunca se afastou do mundo jurídico, tendo inclusive, quando deputado, apresentado diversos projetos de lei que se transformaram em normas jurídicas”.

Se aprovado, Dino ocupará a vaga aberta com a aposentadoria da ministra Rosa Weber, que deixou o STF em setembro.

Visitas de Gonet

Gonet, por sua vez, visitou ao menos 40 gabinetes, segundo levantamento feito pela CNN. O indicado à PGR afirmou que tinha como objetivo “visitar o máximo de senadores possível” e que todos os diálogos que vinha tendo com os parlamentares eram “animadores e republicanos”.

Após ter sido indicado por Lula, Paulo Gonet fez sua primeira aparição pública no Senado em 1º de dezembro e voltou à Casa outras seis vezes. Em uma das idas aos gabinetes do Congresso, ele destacou a importância do diálogo com os senadores.

“Esse diálogo com as pessoas que ocupam cargos de direção de Poderes, de instituições, é sempre muito importante, e ajuda para que a gente tenha uma gestão republicana”, disse.

Relator da indicação de Gonet, o senador Jaques Wagner (PT-BA) disse que o subprocurador “demonstra experiência profissional, formação técnica adequada e afinidade intelectual e moral para o exercício do elevado cargo para o qual foi indicado”.

Se aprovada a indicação, Gonet assumirá o lugar de Elizeta Ramos, que chefia a PGR de forma interina desde a saída de Augusto Aras do comando do órgão.

Sabatina simultânea

As sabatinas de Dino e Gonet serão simultâneas. Nesse formato, os dois serão questionados em bloco. Ou seja, vários senadores fazem perguntas e os indicados só respondem após os questionamentos.

Segundo relatos feitos à CNN, a expectativa é que a presença de Gonet — que é bem-visto entre os senadores, inclusive os da oposição — “amorteceria” eventuais ataques a Dino, que enfrenta resistência fora da base do governo.

Ou seja, sabatinar duas pessoas ao mesmo tempo aumenta o espaço entre as perguntas e respostas, diminuindo as investidas dos senadores contra Dino.

O senador Alessandro Vieira (MDB-SE) quer impedir a sabatina simultânea e, para isso, apresentou uma questão de ordem à CCJ do Senado.

No pedido, Vieira argumentou que a decisão do presidente da comissão, senador Davi Alcolumbre (União-AP), de ouvir ambos ao mesmo tempo “é inequivocamente inédita e inconstitucional, ao passo que fere os princípios constitucionais da eficiência, da proporcionalidade e da razoabilidade”, disse Vieira.

Caberá a Alcolumbre, presidente do colegiado, acatar ou não o pedido do senador.

Fonte: CNN Brasil

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 02h06 - Fonte: ClimaTempo
22°
Parcialmente nublado

Mín. 22° Máx. 36°

Seg 33°C 22°C
Ter 34°C 21°C
Qua 36°C 22°C
Qui 34°C 22°C
Sex 33°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras