
Na manhã desta quinta-feira, 14 de dezembro de 2023, a Força Tarefa composta pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado – GAECO do Ministério Público do Estado da Paraíba, em conjunto com a Polícia Militar da Paraíba e a Polícia Civil da Paraíba da Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social, deflagraram a terceira fase da "Operação Indignus". O objetivo principal da ação é o cumprimento de mandados de busca e apreensão expedidos pelo Juízo de Direito da 4ª Vara Criminal da Capital, do Poder Judiciário da Paraíba.
Esta fase representa um desdobramento da investigação iniciada pela "Operação Indignus", que visa apurar diversos ilícitos, incluindo pagamento de propina, lavagem de dinheiro, desvio de finalidade e apropriação indébita. Tais práticas estariam relacionadas ao repasse de quantias expressivas dos cofres públicos ao Instituto São José (na capital), ao Hospital Padre Zé e à Ação Social Arquidiocesana/ASA. O foco da investigação recai sobre um Núcleo de Empresas e pessoas geridas por indivíduos sob suspeita.
De acordo com o Gaeco, nessa fase, houve uma especificação focando nas condutas referentes ao fornecimento dos itens alimentícios para o projeto Prato Cheio, que teve as contas esvaziadas, acarretando que cerca de 4 mil refeições por dia deixaram de ser fornecidas, mesmo vigentes os convênios. A operação cumpriu mandados de busca e apreensão em endereços relacionados a um conjunto de empresas vinculados a uma única pessoa, a qual recebeu mais de R$ 23 milhões. Também teve por alvo um servidor público.
No total, estão sendo cumpridos 10 mandados judiciais de busca e apreensão, distribuídos em endereços de 6 investigados e 4 empresas. Destes, 3 mandados estão sendo executados na cidade de João Pessoa-PB e os demais 7 na cidade de Patos-PB.
Veja a Nota do 3º BPM:

Patosonline.com
Imagem ilustrativa / Arquivos
Planejamento Polícia Militar participa de reunião de planejamento da 1ª edição do Sol Folia, em Patos
Susto Caminhão desgovernado provoca série de colisões e destrói moto em João Pessoa
Curso de Formação Polícia Civil da Paraíba divulga 3ª convocação para matrícula da 4ª turma do Curso de Formação
Prisão Homem é preso em flagrante por descumprir medida protetiva e perseguir ex-companheira em Patos
Arrombamento Sede de associação que apoia pacientes com câncer é alvo de novo arrombamento em Patos; criminosos agiram pelo telhado
Homem desaparecido Família procura por homem natural de Desterro desaparecido há mais de 10 dias
Acidente Colisão entre carro e moto é registrada em cruzamento no Centro de Patos; veja o vídeo
Acidente grave Colisão entre moto e van deixa motociclista gravemente ferido no bairro do Jatobá, em Patos
Violência doméstica Raphaella Brilhante agradece apoio após prisão de João Lima e diz que sua história tem fortalecido outras mulheres Mín. 22° Máx. 36°