A secretária de Meio Ambiente da Prefeitura de Patos, Manoella Rodrigues, e a professora do curso de Engenharia Florestal, da Universidade de Campina Grande, Campus-Patos, Carminha Laerth, foram ouvidas nesta sexta-feira, 29, pela jornalista Wânia Nóbrega, da Rádio Espinharas FM, sobre a política de arborização da cidade de Patos, e destacaram alguns dos benefícios para a saúde das pessoas e o aspecto paisagístico da Capital do Sertão.
Manoella Rodrigues disse que a secretaria tem desenvolvido um projeto de arborização para colher frutos na próxima década, onde os moradores buscam mudas de plantas, de preferência nativas da região, e assumem junto à Secretaria de Meio Ambiente, a responsabilidade de cuidar das árvores.
“Já foram mais de 5 mil plantas distribuídas na cidade, a população faz o pedido na secretaria, a gente vai até a casa, indica a espécie mais adequada e o proprietário se responsabiliza em cuidar da planta. Esse trabalho vai nos dar muitos frutos nos próximos 10 anos”, explicou a secretária.
Ouça mais detalhes abaixo:
Já a professora Carminha Laerth, disse que arborização urbana traz inúmeros benefícios no controle da poluição, da preservação da biodiversidade, da umidade e da temperatura, ajudando a oferecer boas condições de saúde à população.
Carminha disse que a falta de um plano diretor de arborização por parte do município, é um dos principais problemas da cidade, gerando o plantio de várias espécies sem nenhum tipo de planejamento. A professora também enfatizou que a diferença de temperatura de áreas arborizadas para não arborizadas chega a até 10°C, e condenou a retirada indiscriminada de árvores, feita por alguns moradores, em diversos pontos de Patos.
Por Genival Junior - Patosonline.com
Áudios de Wânia Nóbrega - Rádio Espinharas
Mín. 22° Máx. 37°