Quinta, 28 de Novembro de 2024
UNIFIP
Banner Clima Sublime
Banner Topazio Tintas
Banner Hmais Onco
Banner Dr Romulo
Banner Dra Rhaissa
Banner Dra Priscylla
Policial Policial

Governador João Azevêdo veta Projeto de Lei que buscava equidade de gênero em concursos públicos na Paraíba

A proposta apresentada pela deputada Cida Ramos visava corrigir uma disparidade percebida na oferta de vagas em concursos públicos, especialmente na área policial.

04/01/2024 às 17h30
Por: PATOS ONLINE Fonte: Por Patosonline.comCom informações do MaisPB
Compartilhe:
Foto: Divulgação/PMPB
Foto: Divulgação/PMPB

O Governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), vetou o Projeto de Lei ordinária nº 19/2023 proposto pela deputada estadual Cida Ramos (PT), que tinha como objetivo eliminar a limitação de vagas para mulheres em concursos públicos no estado. A decisão foi divulgada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (4).

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

A proposta apresentada pela deputada Cida Ramos visava corrigir uma disparidade percebida na oferta de vagas em concursos públicos, especialmente na área policial. A ideia central era assegurar que a seleção para tais cargos fosse baseada apenas na capacidade e aptidão dos candidatos, sem qualquer distinção de gênero.

No entanto, a Procuradoria Geral do Estado argumentou em sua justificativa de veto que a Constituição Federal permite, em determinadas situações e com devida fundamentação, a diferenciação por sexo em concursos públicos. A justificativa destacou que essa distinção é particularmente relevante em funções específicas nas áreas militares, onde há necessidades práticas que justificam a limitação de vagas para mulheres.

Continua após a publicidade
Banner Clima Sublime

O texto do veto ressaltou que mais de 90% dos presos no Brasil são do sexo masculino, o que implica em características específicas necessárias para o ambiente militar. Questões relacionadas a dormitórios, banheiros, alojamentos, formação e outras atividades dentro do âmbito militar foram citadas como fatores determinantes para justificar a decisão.

“Essa necessidade ocorre justamente em algumas funções específicas nas áreas militares. No caso do Estado da Paraíba, ocorrem necessidades específicas previamente justificadas no âmbito militar, que impedem vagas ilimitadas para mulheres [...]. Características próprias de dormitórios, banheiros ,alojamentos, internação, formação, detenção etc., nos quais o sexo do militar se torna relevante”, diz o texto do veto.

Continua após a publicidade
Banner Dr Romulo

Por Patosonline.com
Com informações do MaisPB

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 14h07 - Fonte: ClimaTempo
37°
Parcialmente nublado

Mín. 22° Máx. 37°

Sex 37°C 22°C
Sáb 37°C 22°C
Dom 37°C 23°C
Seg 37°C 24°C
Ter 35°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras