A polícia francesa está investigando o Paris Saint-Germain por um possível lobby feito pelo clube junto à revista "France Football" para a vitória de Lionel Messi, então jogador do PSG, na premiação da Bola de Ouro de 2021, segundo informa reportagem publicada por dois veículos de imprensa do país, o jornal "Le Monde" e o site "Mediapart".
De acordo com a matéria, a investigação policial encontrou mensagens de um ex-diretor do PSG dizendo ao presidente do clube, o catari Nasser Al Khelaifi, que "teria de fazer um lobby" junto ao então presidente da "France Football", Pascal Ferré.
O "Le Monde" e o "Mediapart" já reveleram recentemente que o atual ministro do Interior francês, Gerald Darmanin, ahvia ajudado o PSG a evitar pagar impostos na contratação do brasileiro Neymar, em 2017.
Segundo a atual reportagem, O PSG estreitou seus laços com Pascal Ferré entre 2020 e 2021. Naquele período, ainda de acordo com a matéria, o jornal "L'Équipe", pertencente ao mesmo grupo da "France Football", apagou uma publicação que informava que Al Khelaifi tinha recebido comissões ilegais em 2011 pela contratação do argentino Javier Pastore.
A reportagem diz, ainda, que Ferré foi recompensado com ingressos para jogos do PSG, incluindo um a portas fechadas contra o Borussia Dortmund, em 2020, durante a pandemia de Covid-19.
A publicação vê estes favores como parte do "lobby" do PSG em favor da vitória de Messi na Bola de Ouro em 2021, logo após o argentino se transferir para o time parisiense. Aquela é até hoje a única vez que um jogador venceu a Bola de Ouro representando o PSG.
Pascal Ferré, que passou a trabalhar posteriormente no departamento de comunicação do PSG, negou que tenha tido algum vínculo com a vitória de Messi na Bola de Ouro de 2021.
O craque argentino, que hoje atua no Inter Miami, dos Estados Unidos, é o maior ganhador da conceituada premiação da "France Football", com oito Bolas de Ouro (2009, 2010, 2011, 2012, 2015, 2019, 2021 e 2023).
A premiação de 2021 foi a mais contestadas, com sua vitória sobre o polonês Robert Lewandwoski. Eleito o melhor do mundo na cerimônia Fifa The Best em 2020 e 2021, Lewandowski nunca venceu a Bola de Ouro, porque a "France Football" desistiu de fazer a eleição em 2020, alegando que a pandemia de Covid-19 atrapalhou as avaliações. Em 2021, o polonês ficou em segundo lugar, atrás de Messi.
Fonte: ge
Mín. 24° Máx. 37°