
A barragem do Roçado, localizada em Conceição, no Sertão da Paraíba, rompeu na noite da última quarta-feira (10), gerando preocupação e prejuízos significativos para moradores da zona rural do município. A Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA) já havia notificado a gestão do prefeito Samuel Lacerda sobre danos anteriores na estrutura.
Com a força da água, diversas plantações foram destruídas, residências foram invadidas pela enchente e muitas famílias ficaram ilhadas.
Nesta quinta-feira (11), técnicos da AESA estiveram no local para avaliar os danos e reiteraram a notificação à Prefeitura de Conceição. A gestão municipal agora tem um prazo de 15 dias para apresentar as causas que levaram ao rompimento da barragem.
Porfírio Catão, presidente da AESA, expressou preocupação com a situação, destacando que já havia um processo em curso desde 2019 do Ministério Público sobre a barragem.
“Antes do rompimento a gente já tinha notificado a Prefeitura para fazer algumas recuperações no reservatório e, provavelmente, não foi atendida essa notificação. Já existe um processo em curso. Desde 2019 do Ministério Público estava preocupado com a barragem e estávamos monitorando o reservatório. Infelizmente, depois das chuvas de ontem a noite, esse reservatório veio ao rompimento”, afirmou Porfírio Catão ao Portal MaisPB.
Veja as imagens abaixo:
O presidente da AESA enfatizou que a responsabilidade pela manutenção e conservação do reservatório recai sobre o empreendedor, neste caso, a Prefeitura de Conceição. Isso significa que o governo municipal poderá ser responsabilizado civil e criminalmente pelos danos causados pelo rompimento.
Ao Portal g1, a prefeitura de Conceição explicou que não recebeu nenhuma notificação da Aesa, que não consta nenhuma notificação nos arquivos da prefeitura feita pelo órgão, e que, em nota técnica, o desmatamento das encostas do açude contribuíram para a erosão e, consequentemente, rompimento da barreira do açude.
O incidente levanta preocupações adicionais sobre a segurança de outras barragens na região. Catão alertou para o fato de que ainda não entramos no período de chuvas mais intensas, o que aumenta a apreensão sobre a condição de outros reservatórios, sejam eles em propriedades privadas ou construídos por entidades municipais.
Por Patosonline.com
Com informações do MaisPB e g1 PB
Pronunciamento Cicinho Lima diz estar envergonhado e afirma que fez seu “papel de pai” ao conduzir João Lima à delegacia
Concurso público Paraíba tem 597 vagas abertas em concursos com salários de mais de R$ 19 mil
Sonho realizado Sanfoneiro mirim paraibano realiza sonho de conhecer Flávio José: 'uma grande referência'
Show cancelado Prefeita de Mulungu cancela show de João Lima após denúncia de violência doméstica
Inusitado Família denuncia troca de corpos em velório de homem na Grande João Pessoa
Emergência Paraíba chega a 121 municípios em situação de emergência por desastres naturais
Campanha solidária Moradores se mobilizam para ajudar mãe e dois filhos após incêndio atingir residência em Mãe d’Água
Premiação Mega-Sena acumula em R$ 50 milhões e quatro apostas da Paraíba acertam a quina
Em Catingueira Cavalo de Pau e Gustavinho Sanfoneiro se apresentam neste domingo (18) na Festa de São Sebastião, em Catingueira Mín. 23° Máx. 36°