Mais de 34 mil pessoas se inscrevem para o Programa Habilitação Social na Paraíba e lista de selecionados sai em março. De acordo com informações apuradas pelo ClickPB, na próxima segunda-feira (22) sairá o resultado da homologação das inscrições.
O Programa Habilitação Social tem a finalidade de possibilitar o acesso das pessoas de baixo poder aquisitivo, gratuitamente, à obtenção de Autorização para Condução de Ciclomotores (ACC) e da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias A ou B, na hipótese de adição de categoria A ou B, bem como à mudança de categorias para C, D ou E.
De acordo com o edital publicado no Diário Oficial em dezembro, ao todo serão 5 mil vagas, distribuídas com base nas 14 Regiões Geoadministrativas do Estado. Para concorrer ao processo é preciso ter mais de 18 anos, saber ler e escrever, possuir CPF, comprovar que mora em qualquer cidade da Paraíba, não estar respondendo a processo que impeça o candidato de possuir a Carteira Nacional de Habilitação, possuir renda per capita familiar de até meio salário mínimo vigente e estar inscrito no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico).
As vagas disponibilizadas pelo programa serão distribuídas entre os beneficiários com baixo poder aquisitivo e alguns grupos terão prioridade nesse processo. São eles: beneficiários do Programa Bolsa Família; desempregados; alunos que estejam cursando o último ano do ensino médio na rede pública ou que tenham concluído o ensino médio na rede pública há no máximo dois anos; alunos concluintes ou que tenham concluído o Programa Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
Também podem participar os egressos do Sistema Penitenciário, inclusive os que se encontram no regime semiaberto, bem como os que tenham cumprido medida socioeducativa nos termos do Estatuto da Criança e do Adolescente e que tenham completado 18 anos de idade; pessoas com deficiência; produtores selecionados no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), com prioridade para os agricultores de comunidades tradicionais (quilombolas, indígenas, ciganos, assentados) e mulheres vítimas de violência doméstica.
Segundo o edital, são consideradas pessoas com baixo poder aquisitivo aquelas que apresentam renda per capita igual ou inferior a meio salário mínimo vigente. O candidato beneficiado será dispensado das taxas relativas aos exames de aptidão física e mental; adição de categoria; mudança de categoria; licença para aprendizado de direção veicular (LADV); permissão para dirigir A ou B; curso teórico-técnico e de prática de direção veicular; e relativo à dispensa do pagamento das taxas da renovação de CNH.
Seguem as vagas por categorias: 50% (2.500 vagas) para candidatos à primeira CNH; 40% (2.000 vagas) para as hipóteses de adição e de mudança de categoria, e 10% (500 vagas) para renovação da CNH.
Fonte: ClickPB
Relíquia Patos inicia neste domingo (15) peregrinação da relíquia de São Francisco de Assis com missa na Catedral às 9h
Futsal Feminino Patos realizará jogo festivo de futsal feminino em homenagem ao Mês da Mulher
EDUCAÇÃO Vida Ativa: saúde e movimento para idosos no Unifip
Luto! Prefeitura de Salgadinho lamenta morte de garoto de 6 anos picado por cobra
FPM FPM: primeira parcela de março será paga nesta terça-feira (10) com queda de 10% nos repasses
Concurso público Paraíba tem 171 vagas abertas em concursos com salários de mais de R$ 12 mil
Na saúde e na doença Com casamento marcado, noiva tem complicações na gestação e cerimônia acontece em hospital, em João Pessoa
Justiça Ameaçada André Mendonça é ameaçado em Brasília e Octávio Paulo Neto, na Paraíba: quem protege quem investiga?
Mercado de trabalho Mulheres superam desafios e avançam em posições predominantemente masculinas Mín. 23° Máx. 36°