Pescadores que frequentam o Açude de São Gonçalo, localizado no município de Sousa, Alto Sertão da Paraíba, fizeram uma descoberta surpreendente nesta segunda-feira (05). Cerca de 18 ovos, atribuídos a uma jacaré fêmea, foram encontrados nas margens do manancial.
Um dos pescadores, ao fazer a contagem dos ovos, destacou a presença do ninho e enfatizou que isso contradiz a ideia de que não havia jacarés na região. A descoberta chama a atenção para a possível existência de uma população de jacarés no local. Veja o vídeo abaixo:
Nos últimos meses, pelo menos dois jacarés foram identificados nas proximidades do Açude de São Gonçalo. Há cerca de três semanas, um jacaré e alguns ovos foram encontrados no Sítio Carnaúba, uma localidade próxima ao açude. O outro jacaré foi avistado nas águas do manancial em setembro do ano passado. Relembre abaixo:
Até o momento, o Corpo de Bombeiros não foi informado sobre a descoberta do ninho de jacaré. Em contato com o Blog do Levi, a corporação que informou não ter sido notificada sobre o fato até o horário de 8h57.
Os jacarés da família Alligatoridae costumam construir seus ninhos em montes, utilizando restos de folhagens e gravetos. Esses ninhos são geralmente localizados dentro da mata, próximos a corpos d'água e em áreas com vegetação flutuante.
Quanto aos ovos, a média da massa, do comprimento e da largura foi, respectivamente, de 67,47 g, 6,63 cm e 3,97 cm, não havendo diferença estatística entre as regiões.
Por Patosonline.com
Com informações do Blog do Levi
Mín. 24° Máx. 32°