
Pescadores que frequentam o Açude de São Gonçalo, localizado no município de Sousa, Alto Sertão da Paraíba, fizeram uma descoberta surpreendente nesta segunda-feira (05). Cerca de 18 ovos, atribuídos a uma jacaré fêmea, foram encontrados nas margens do manancial.
Um dos pescadores, ao fazer a contagem dos ovos, destacou a presença do ninho e enfatizou que isso contradiz a ideia de que não havia jacarés na região. A descoberta chama a atenção para a possível existência de uma população de jacarés no local. Veja o vídeo abaixo:
Nos últimos meses, pelo menos dois jacarés foram identificados nas proximidades do Açude de São Gonçalo. Há cerca de três semanas, um jacaré e alguns ovos foram encontrados no Sítio Carnaúba, uma localidade próxima ao açude. O outro jacaré foi avistado nas águas do manancial em setembro do ano passado. Relembre abaixo:
Até o momento, o Corpo de Bombeiros não foi informado sobre a descoberta do ninho de jacaré. Em contato com o Blog do Levi, a corporação que informou não ter sido notificada sobre o fato até o horário de 8h57.
Os jacarés da família Alligatoridae costumam construir seus ninhos em montes, utilizando restos de folhagens e gravetos. Esses ninhos são geralmente localizados dentro da mata, próximos a corpos d'água e em áreas com vegetação flutuante.
Quanto aos ovos, a média da massa, do comprimento e da largura foi, respectivamente, de 67,47 g, 6,63 cm e 3,97 cm, não havendo diferença estatística entre as regiões.
Por Patosonline.com
Com informações do Blog do Levi
Baixa umidade Inmet emite alerta de baixa umidade para Patos e outras 95 cidades do Sertão e Cariri da Paraíba
Baixa umidade Mais de 60 cidades do Sertão da Paraíba registram baixa umidade neste domingo, alerta Inmet; confira a lista
Baixa Umidade INMET emite alerta de baixa umidade para 71 municípios do Sertão da Paraíba até este sábado (20)
Transposição Engenheiro esclarece que liberação de águas do São Francisco para o RN não afeta açudes do Sertão paraibano
Agricultura Governo investe na criação de uma rede de produção agrícola sustentável no Sertão da Paraíba
Crise hídrica Construção desordenada de açudes particulares compromete abastecimento dos grandes reservatórios, alerta meteorologista sobre crise hídrica no Sertão Mín. 22° Máx. 36°