
O tenente-coronel Jurandy Monteiro, do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) de Patos-PB, conversou com a jornalista Wânia Nóbrega, da Rádio Espinharas FM, e discutiu o preocupante aumento nos chamados de violência doméstica na região.
Os dados alarmantes são provenientes do CIOP, órgão responsável pela recepção e despacho de viaturas, ambulâncias e bombeiros, dependendo da natureza do incidente, e que também atua como ponto de denúncia para casos de violência doméstica quando o número 190 é acionado.
Segundo o tenente, apesar das inúmeras campanhas e da implementação da Lei Maria da Penha, os números continuam a crescer de forma assustadora. Em 2023, foram registrados 1.964 chamados relacionados à violência doméstica na área de atuação do CIOP, sendo a maioria deles relacionados ao descumprimento de medidas protetivas.
Entre os casos reportados, 1.362 envolveram violência física, 420 ameaças e houve 4 registros de estupro. Surpreendentemente, apenas 710 desses casos foram resolvidos no local da ocorrência.
Ele informa que quando as autoridades chegam ao local denunciado, frequentemente se deparam com a negação dos fatos por parte das vítimas, o que torna difícil o registro preciso dos incidentes. Ele destaca que, por motivos estatísticos, muitos casos são marcados como "solucionados" mesmo sem uma resolução efetiva.
Entre as cidades mais afetadas por essa onda de violência contra a mulher, destacam-se Patos, Sousa, Itaporanga e Teixeira.
Patosonline.com
Áudio: Wânia Nóbrega - Rádio Espinharas FM
Acidente Colisão entre carro e moto é registrada em cruzamento no Centro de Patos; veja o vídeo
Acidente grave Colisão entre moto e van deixa motociclista gravemente ferido no bairro do Jatobá, em Patos
Violência doméstica Raphaella Brilhante agradece apoio após prisão de João Lima e diz que sua história tem fortalecido outras mulheres
Furto Polícia Civil prende dois suspeitos por furtos de ar-condicionado em unidades de saúde de Patos
Prisão Homem é preso por descumprir medidas protetivas contra a ex-companheira ao tentar se esconder na zona rural de São José de Espinharas
Tráfico de drogas Mulher é detida por tráfico de drogas durante ação da PM em Itaporanga
Nota Após prisão de João Lima, Cicinho Lima emite mensagem direcionada a Raphaella e família: “Estou com você... ninguém cria filho para isso”
Laudo pericial IPC aponta morte intrauterina de bebê encontrado em lixo em João Pessoa
Paraibano 2026 3º BPM reforça segurança e garante tranquilidade em jogos do Paraibano no José Cavalcanti neste final de semana Mín. 23° Máx. 36°