Uma mãe de aluno da Escola Municipal Nossa Lar Tio Juca, localizada no bairro Brasília, em Patos-PB, entrou em contato com o Patosonline.com, para reclamar da falta de cuidador para o seu filho, que ainda cursa o ensino fundamental.
“Desde o ano passado meu filho teve laudo de autista. Ele só tinha TDAH. A diretora solicitou o cuidador dele, e não mandaram. Fui na Secretaria de Educação e disseram que assim que começassem as aulas já teria o cuidador dele e não colocaram”, reclamou a mulher.
Ela disse que a secretaria disponibilizou apenas uma cuidadora de outro aluno que também tem autismo para dar atenção ao seu filho, ficando prejudicado o espaço a as condições de convivência da criança por falta de cuidador.
Ela disse já ter ido algumas vezes à Secretaria de Educação em busca de uma solução para o problema, mas até agora não recebeu resposta.
O QUE DIZ A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
A coordenação de inclusão da Secretaria de Educação negou os problemas apresentados pela mãe, e deu as seguintes informações:
Sobre a negativa para contratar um cuidados, faltavam três apenas três semanas para o fim do ano letivo, o que tornava inviável a contratação para um curto período.
Já existe um profissional de apoio escolar para cuidar dessa criança, mas esse cuidador precisou se dividir no cuidado com uma outra criança, o que é permitido por Lei Brasileira de Inclusão-LBI, quando a criança precisa de cuidados nível 1, que é quando ela tem autonomia para realizar algumas atividades sozinha.
O profissional de apoio escolar não tem a função de alfabetizar as crianças, responsabilidade que compete apenas ao professor da turma.
Por Genival Junior - Patosonline.com
Ação solidária Grupo Impacto leva Natal solidário a famílias de Patos-PB na noite de 24 de dezembro
Evangelização Igreja Movimento realiza ações pelas ruas de Patos e leva orações e mensagens de fé à população
Serviços Diretora da Casa da Cidadania explica mudanças no agendamento de serviços nos últimos dias do ano
Data folha Pesquisa aponta que o Brasil tem 40% de petistas e 34% de bolsonaristas
Ação solidária Projeto “Transformando em Amor”, do jovem Nycollas Feitosa, realiza ação solidária e distribui cestas básicas em Patos
Luto! Morre em Campina Grande o patoense Severino Soares de Albuquerque, aos 69 anos
Evangelização Passagem realiza o evento “Passagem para Cristo” com noite de louvor e adoração na praça pública no próximo domingo (28)
Saúde Maternidade Dr. Peregrino Filho promove ação natalina de acolhimento às pacientes internas
Regime aberto Justiça adequa cumprimento de pena de homem em situação de rua após atuação da Defensoria Pública em Patos Mín. 23° Máx. 37°