Terça, 18 de Junho de 2024
Dra Felianne
UNIFIP
Onco Patos
Dr. Jeann Santiago
Sertão Chuvas

Açude Cachoeira dos Alves, em Itaporanga, transborda pelo 7º ano consecutivo

Originalmente com capacidade para 12 milhões de metros cúbicos, o Açude Cachoeira dos Alves atualmente possui um limite de 10,6 milhões de m³ devido ao processo de assoreamento.

12/04/2024 às 20h30 Atualizada em 12/04/2024 às 20h32
Por: Felipe Vilar Fonte: Patosonline, com Diário do Sertão
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Diário do Sertão
Foto: Reprodução/Diário do Sertão

O Açude Cachoeira dos Alves, responsável pelo abastecimento de Itaporanga, no Vale do Piancó, iniciou sua sangria oficialmente por volta das 8h da manhã desta sexta-feira (12), marcando o sétimo ano consecutivo de transbordamento.

Continua após a publicidade

Pedro Filho, gerente da CAGEPA na região, informou que as águas que ultrapassam o limite do manancial descem pelo sangradouro em direção ao Riacho Cachoeira dos Alves, que por sua vez deságua no Rio Piancó e integra o Complexo Coremas Mãe D’água.

A previsão é de que o volume de água aumente ao longo do dia, alcançando aproximadamente meio metro de altura até sábado (13).

Originalmente com capacidade para 12 milhões de metros cúbicos, o Açude Cachoeira dos Alves atualmente possui um limite de 10,6 milhões de m³ devido ao processo de assoreamento.

Pedro Filho ressaltou que equipes da CAGEPA estão monitorando todo o processo de sangria e alertou os visitantes para que tomem os devidos cuidados ao se aproximarem do local. "Pedimos que as pessoas que venham observar tenham cautela, pois a descida do sangradouro é muito íngreme, com muitas rochas. Evitem trazer crianças para esta área!", orientou.

Com a sangria do Açude Cachoeira dos Alves, agora são 16 reservatórios do Sertão da Paraíba que atingiram sua capacidade máxima em 2024, representando um importante alívio para a região.

Por Patosonline.com
Com informações do Diário do Sertão

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 00h07 - Fonte: ClimaTempo
21°
Parcialmente nublado

Mín. 19° Máx. 33°

Qua 34°C 19°C
Qui 31°C 20°C
Sex 32°C 19°C
Sáb 32°C 21°C
Dom 30°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras