
O Açude Cachoeira dos Alves, responsável pelo abastecimento de Itaporanga, no Vale do Piancó, iniciou sua sangria oficialmente por volta das 8h da manhã desta sexta-feira (12), marcando o sétimo ano consecutivo de transbordamento.
Pedro Filho, gerente da CAGEPA na região, informou que as águas que ultrapassam o limite do manancial descem pelo sangradouro em direção ao Riacho Cachoeira dos Alves, que por sua vez deságua no Rio Piancó e integra o Complexo Coremas Mãe D’água.
A previsão é de que o volume de água aumente ao longo do dia, alcançando aproximadamente meio metro de altura até sábado (13).
Originalmente com capacidade para 12 milhões de metros cúbicos, o Açude Cachoeira dos Alves atualmente possui um limite de 10,6 milhões de m³ devido ao processo de assoreamento.
Pedro Filho ressaltou que equipes da CAGEPA estão monitorando todo o processo de sangria e alertou os visitantes para que tomem os devidos cuidados ao se aproximarem do local. "Pedimos que as pessoas que venham observar tenham cautela, pois a descida do sangradouro é muito íngreme, com muitas rochas. Evitem trazer crianças para esta área!", orientou.
Com a sangria do Açude Cachoeira dos Alves, agora são 16 reservatórios do Sertão da Paraíba que atingiram sua capacidade máxima em 2024, representando um importante alívio para a região.
Por Patosonline.com
Com informações do Diário do Sertão
Baixa umidade Inmet emite alerta de baixa umidade para Patos e outras 95 cidades do Sertão e Cariri da Paraíba
Baixa umidade Mais de 60 cidades do Sertão da Paraíba registram baixa umidade neste domingo, alerta Inmet; confira a lista
Baixa Umidade INMET emite alerta de baixa umidade para 71 municípios do Sertão da Paraíba até este sábado (20)
Transposição Engenheiro esclarece que liberação de águas do São Francisco para o RN não afeta açudes do Sertão paraibano
Agricultura Governo investe na criação de uma rede de produção agrícola sustentável no Sertão da Paraíba
Crise hídrica Construção desordenada de açudes particulares compromete abastecimento dos grandes reservatórios, alerta meteorologista sobre crise hídrica no Sertão Mín. 21° Máx. 36°