
Na cidade de Condado-PB, os alunos do 9º ano “A”, da Escola Municipal Sebastião Alves de Lima (EMSAL) estão fazendo a diferença ao abordar questões importantes de saúde pública em um novo podcast educativo. Em uma iniciativa coordenada pela Professora Rejane, de Língua Portuguesa, e com o apoio do professor de Geografia, Ruan Gonçalves, e da Coordenadora Pedagógica da escola, Maria Linhares, os estudantes convidaram o Técnico Agente de Combate às Endemias (TACE), Ricardo Ramalho, para discutir a respeito do Projeto Peixaria: controle biológico no combate aos focos do Aedes aegypti.
O podcast teve como apresentadores os estudantes do 9º A Stefany Milena, Myllena Linhares e Ryan Araújo. A referida ação destacou, dentre outras coisas, a solução encontrada para prevenir e combater o alto número de focos de Aedes aegypti no município de Condado-PB, que se deu por meio do método peixaria e do trabalho de educação da população.
Usando uma espécie nativa de peixe - apelidado de barrigudinho - em caixas d’água e a ação de Agentes Comunitários de Saúde e de Agentes de Combate a Endemias no diálogo com as pessoas, foi possível realizar um eficiente trabalho de prevenção com controle biológico das larvas do mosquito transmissor de doenças. O projeto ganhou destaque nacional na “18ª Mostra Brasil, aqui tem SUS”, realizada no 37º Congresso Conasems.
O envolvimento dos alunos em uma questão tão relevante para a saúde pública mostra como a educação pode ser uma poderosa ferramenta de conscientização e mudança social.
A ação foi possível graças à parceria com a empresa de podcast @sotaquearretado, liderada por Estevão Soares, que ofereceu suporte técnico e expertise na produção do conteúdo. A colaboração demonstra como a união entre a comunidade escolar e empresas locais pode promover iniciativas de impacto social.
Para os alunos, participar da produção do podcast não apenas os engaja em questões relevantes para a comunidade, mas também desenvolve habilidades importantes, como comunicação, pesquisa e trabalho em equipe. Além disso, proporciona uma oportunidade única de amplificar suas vozes e compartilhar conhecimento de forma acessível e criativa.
A importância de combater os focos do mosquito da dengue não pode ser subestimada. Além das doenças que ele transmite, como dengue, zika e chikungunya, a presença do Aedes aegypti representa um risco constante para a saúde pública e o bem-estar da comunidade. Iniciativas como o podcast realizado pelos alunos da EMSAL são fundamentais para conscientizar e mobilizar a população na luta contra esse vetor.
A parceria com a empresa @sotaquearretado não apenas enriqueceu o conteúdo do podcast, mas também destaca o potencial de colaboração entre escolas e empresas locais. Se você também deseja promover iniciativas educativas ou temáticas em formato de podcast, entre em contato com @sotaquearretado pelo número disponibilizado abaixo e faça a diferença em sua comunidade.
Juntos, podemos transformar a educação em uma poderosa ferramenta de mudança e construir um futuro mais saudável e consciente para todos.
Perfil do @sotaquearretado no Instagram: https://www.instagram.com/sotaquearretado?igsh=OGd6eW80cGoyanox
Contato para contratação de serviços da empresa @sotaquearretado: [83 98119-5485]



Concurso público Edital do concurso para professor da UFPB é publicado com mais de 30 vagas e salários de até R$ 14 mil
Destaque Miguel Arcanjo Conquista Ouro Nacional na OBMEP 2025 e Coloca Vista Serrana Entre os Destaques do País
Matrícula Pais e responsáveis já podem renovar matrículas na Rede Municipal de educação de Patos até 23 de dezembro
Fim da greve! UEPB define novo calendário acadêmico após greve dos professores; aulas voltam nesta quarta (10) de forma assíncrona
Ano letivo 2026 Pré-matrícula da Rede Estadual de ensino da Paraíba começa nesta terça-feira (9); veja calendário e como fazer
Formatura Formatura do ABC celebra primeiros passos na educação infantil em São José do Bonfim
Fim da greve! Após fim da greve dos professores, novo calendário acadêmico da UEPB deve ser definido na terça (9)
Convocação Educação da Paraíba vai convocar professores aprovados em concurso no início de 2026, afirma secretário
Concurso público Governo do Estado homologa resultado do concurso para professor da Secretaria da Educação Mín. 23° Máx. 37°