Na cidade de Condado-PB, os alunos do 9º ano “A”, da Escola Municipal Sebastião Alves de Lima (EMSAL) estão fazendo a diferença ao abordar questões importantes de saúde pública em um novo podcast educativo. Em uma iniciativa coordenada pela Professora Rejane, de Língua Portuguesa, e com o apoio do professor de Geografia, Ruan Gonçalves, e da Coordenadora Pedagógica da escola, Maria Linhares, os estudantes convidaram o Técnico Agente de Combate às Endemias (TACE), Ricardo Ramalho, para discutir a respeito do Projeto Peixaria: controle biológico no combate aos focos do Aedes aegypti.
O podcast teve como apresentadores os estudantes do 9º A Stefany Milena, Myllena Linhares e Ryan Araújo. A referida ação destacou, dentre outras coisas, a solução encontrada para prevenir e combater o alto número de focos de Aedes aegypti no município de Condado-PB, que se deu por meio do método peixaria e do trabalho de educação da população.
Usando uma espécie nativa de peixe - apelidado de barrigudinho - em caixas d’água e a ação de Agentes Comunitários de Saúde e de Agentes de Combate a Endemias no diálogo com as pessoas, foi possível realizar um eficiente trabalho de prevenção com controle biológico das larvas do mosquito transmissor de doenças. O projeto ganhou destaque nacional na “18ª Mostra Brasil, aqui tem SUS”, realizada no 37º Congresso Conasems.
O envolvimento dos alunos em uma questão tão relevante para a saúde pública mostra como a educação pode ser uma poderosa ferramenta de conscientização e mudança social.
A ação foi possível graças à parceria com a empresa de podcast @sotaquearretado, liderada por Estevão Soares, que ofereceu suporte técnico e expertise na produção do conteúdo. A colaboração demonstra como a união entre a comunidade escolar e empresas locais pode promover iniciativas de impacto social.
Para os alunos, participar da produção do podcast não apenas os engaja em questões relevantes para a comunidade, mas também desenvolve habilidades importantes, como comunicação, pesquisa e trabalho em equipe. Além disso, proporciona uma oportunidade única de amplificar suas vozes e compartilhar conhecimento de forma acessível e criativa.
A importância de combater os focos do mosquito da dengue não pode ser subestimada. Além das doenças que ele transmite, como dengue, zika e chikungunya, a presença do Aedes aegypti representa um risco constante para a saúde pública e o bem-estar da comunidade. Iniciativas como o podcast realizado pelos alunos da EMSAL são fundamentais para conscientizar e mobilizar a população na luta contra esse vetor.
A parceria com a empresa @sotaquearretado não apenas enriqueceu o conteúdo do podcast, mas também destaca o potencial de colaboração entre escolas e empresas locais. Se você também deseja promover iniciativas educativas ou temáticas em formato de podcast, entre em contato com @sotaquearretado pelo número disponibilizado abaixo e faça a diferença em sua comunidade.
Juntos, podemos transformar a educação em uma poderosa ferramenta de mudança e construir um futuro mais saudável e consciente para todos.
Perfil do @sotaquearretado no Instagram: https://www.instagram.com/sotaquearretado?igsh=OGd6eW80cGoyanox
Contato para contratação de serviços da empresa @sotaquearretado: [83 98119-5485]
Mín. 23° Máx. 35°