
O Tribunal de Justiça da Paraíba e a Prefeitura Municipal de Patos promoverão, no dia 24, o Encontro Municipal de Promoção à Identificação Civil na Primeira Infância: ‘Sim, Eu Existo!’. O evento, com início previsto para as 7h30, será realizado no Patos Water Play. As inscrições estão abertas por meio do link https://forms.gle/9RsSmBqfTzAQxZcP9. A iniciativa é voltada aos(as) magistrados(as) e servidores(as) do Poder Judiciário estadual, além de profissionais que atuam no Sistema de Garantia de Direitos e Oficiais de Registros Civis de Pessoas Naturais.
O evento terá como palestrantes a juíza do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) Raquel Chrispino, o magistrado do Tribunal de Justiça da Paraíba Hugo Gomes Zaher e a psicóloga do TJRJ Eliana Olinda Alves. Conforme a programação, às 7h30, haverá a recepção dos inscritos. Em seguida, às 8h30, ocorrerá a formação da mesa de abertura. A partir das 9h, o juiz Hugo Zaher vai abordar o tema ‘Projeto de Cidadania de Primeira e a Política Judiciária na Primeira Infância’.
Nas atividades do período da manhã consta, ainda, a palestra da magistrada Raquel Chrispino sobre ‘Os desafios do acesso à documentação na atualidade’. A última temática do encontro será a palestra ‘O Direito ao Nome’, às 13h30, a ser ministrada pela psicóloga Eliana Alves.
De acordo com o juiz Hugo Zaher, que é coordenador do Comitê Gestor da Primeira Infância do TJPB, o encontro representa uma oportunidade vital para discutir a importância de assegurar a identificação civil desde os primeiros anos de vida. “A identificação civil é o primeiro passo para garantir a cidadania das crianças e seu acesso a direitos fundamentais. Sem ela, muitas portas permanecem fechadas, desde o acesso à educação e saúde até a proteção jurídica e social”, disse o magistrado.
Ele ressaltou, ainda, que o encontro visa não apenas destacar a importância desse direito, mas também explorar formas de superar os desafios associados ao acesso à documentação na atualidade. “A programação incluirá discussões enriquecedoras e troca de experiências entre especialistas na área, promovendo uma compreensão mais profunda dos mecanismos que podemos implementar para melhorar as políticas judiciárias voltadas à Primeira Infância, na esteira da Resolução nº 470/2022 do Conselho Nacional de Justiça”, observou Hugo Zaher.
Para a diretora do Fórum da Comarca de Patos e titular da 7ª Vara Mista, juíza Joscileide Ferreira de Lira, é uma satisfação para a unidade judicial receber o Encontro Municipal de Promoção à Identificação Civil na Primeira Infância e, ao mesmo tempo, convida todos os representantes dos Cartórios de Registro Civil, que atuam na Comarca de Patos, para participar das atividades.
Já a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Habitação de Patos (Semudsh), Helena Wanderley, ressaltou que esse é um momento importante para que possa ser fortalecida a rede proteção à criança, com um olhar voltado para o direito à cidadania, desde o nascimento, garantindo, assim, a todas as crianças o direito de ser registrada e de ter um nome, para que todas tenham acesso às políticas públicas e aos serviços de saúde, proteção social e educação.
“O Registro Civil de Nascimento é a primeira página do livro das nossas vidas. Então, cada vez mais, precisamos garantir a todas as crianças o direito à identificação civil, para que todas possam ter as mesmas oportunidades”, destacou.
Marco Legal - No mês de março, o Marco Legal da Primeira Infância, regulamentado pela Lei Federal nº 13.257/2016, que dispõe sobre as políticas públicas voltadas à proteção e garantia dos direitos do infante, completou oito anos de vigência. A legislação é norteada pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA - Lei nº 8.069/1990) e é um diferencial no fomento e fortalecimento da atuação da rede de articulação em iniciativas nesta seara. Estão protegidas pelo Marco Legal crianças de 0 a seis anos de idade.
Patos se destaca como pioneira em programas assistenciais para a Primeira Infância, demonstrando um compromisso efetivo com o cuidado e a atenção, tanto à população quanto à capacitação dos profissionais que atuam nesse setor.
O encontro é uma oportunidade valiosa para os profissionais da rede socioassistencial se atualizarem cada dia mais sobre os direitos de todos à identificação civil (Certidão de nascimento e Carteira de Identidade Nacional – CIN) desde o início da vida.
Fonte TJPB / SECOM PMP
Pronunciamento Cicinho Lima diz estar envergonhado e afirma que fez seu “papel de pai” ao conduzir João Lima à delegacia
Concurso público Paraíba tem 597 vagas abertas em concursos com salários de mais de R$ 19 mil
Sonho realizado Sanfoneiro mirim paraibano realiza sonho de conhecer Flávio José: 'uma grande referência'
Show cancelado Prefeita de Mulungu cancela show de João Lima após denúncia de violência doméstica
Inusitado Família denuncia troca de corpos em velório de homem na Grande João Pessoa
Emergência Paraíba chega a 121 municípios em situação de emergência por desastres naturais
Campanha solidária Moradores se mobilizam para ajudar mãe e dois filhos após incêndio atingir residência em Mãe d’Água
Premiação Mega-Sena acumula em R$ 50 milhões e quatro apostas da Paraíba acertam a quina
Em Catingueira Cavalo de Pau e Gustavinho Sanfoneiro se apresentam neste domingo (18) na Festa de São Sebastião, em Catingueira Mín. 23° Máx. 36°