
Na contagem regressiva para o encerramento do prazo de entrega da declaração de Imposto de Renda de 2024, cerca de 49 mil contribuintes na Paraíba ainda não cumpriram com suas obrigações fiscais. A informação foi confirmada pelo delegado da Receita Federal no estado, Hamilton Sobral, durante entrevista concedida nesta quinta-feira (30) ao Programa Hora H, na Rede Mais Rádios.
Apesar dos atrasos significativos na entrega das informações, Sobral expressou otimismo, prevendo que o número total de declarações deste ano deverá superar o registrado no ano anterior. O prazo final para entrega é até às 23h59 desta sexta-feira (31).
"Nós acreditamos que ultrapassaremos a quantidade prevista, que são 463 mil declarações. Os sistemas estão funcionando bem, e pedimos que os contribuintes não deixem para entregar a declaração nas últimas horas, pois o fluxo de entrega é enorme. Então, pode acontecer alguma intercorrência e o contribuinte deixar de entregar sua declaração", alertou Sobral.
O delegado da Receita Federal enfatizou as penalidades para aqueles que não cumprirem o prazo estipulado. "Por entregar em atraso e se tiver imposto a pagar, terá multa e juros desse imposto. Então, na falta de alguma informação, ele entrega a declaração e depois pode retificar a informação. Caso ele não entregue, ele poderá fazê-lo no dia seguinte, mas sofrerá essas penalidades que eu já adiantei", explicou.
Sobral também destacou a opção de utilizar o material pré-preenchido disponibilizado pela Receita Federal em seu site oficial para facilitar a elaboração da declaração. Todos os dados necessários estão acessíveis aos contribuintes nessa plataforma.
Além disso, os Micro Empreendedores Individuais (MEIs) também devem cumprir com sua obrigação fiscal até o dia 31 de maio. "É muito simples. Ele acessa o portal do empreendedor e pode entregar sua declaração. Ele também pode sofrer algumas penalidades caso não entregue a declaração dele. É fácil, rápido e seguro", concluiu Sobral.
Com o relógio marcando o fim do prazo, a orientação é clara: não deixe para a última hora e evite transtornos e penalidades.
Patosonline
Texto produzido com base em informação publicada pelo portal Maispb
Sonho realizado Sanfoneiro mirim paraibano realiza sonho de conhecer Flávio José: 'uma grande referência'
Show cancelado Prefeita de Mulungu cancela show de João Lima após denúncia de violência doméstica
Inusitado Família denuncia troca de corpos em velório de homem na Grande João Pessoa
Emergência Paraíba chega a 121 municípios em situação de emergência por desastres naturais
Campanha solidária Moradores se mobilizam para ajudar mãe e dois filhos após incêndio atingir residência em Mãe d’Água
Premiação Mega-Sena acumula em R$ 50 milhões e quatro apostas da Paraíba acertam a quina
Em Catingueira Cavalo de Pau e Gustavinho Sanfoneiro se apresentam neste domingo (18) na Festa de São Sebastião, em Catingueira
Luto! Jovem de 22 anos, vítima de acidente em Mãe d’Água, morre no Hospital Regional de Patos após quase um mês internado
Formação STTRANS promove curso de formação para motoristas e monitores escolares do município de Patos Mín. 22° Máx. 38°