Na contagem regressiva para o encerramento do prazo de entrega da declaração de Imposto de Renda de 2024, cerca de 49 mil contribuintes na Paraíba ainda não cumpriram com suas obrigações fiscais. A informação foi confirmada pelo delegado da Receita Federal no estado, Hamilton Sobral, durante entrevista concedida nesta quinta-feira (30) ao Programa Hora H, na Rede Mais Rádios.
Apesar dos atrasos significativos na entrega das informações, Sobral expressou otimismo, prevendo que o número total de declarações deste ano deverá superar o registrado no ano anterior. O prazo final para entrega é até às 23h59 desta sexta-feira (31).
"Nós acreditamos que ultrapassaremos a quantidade prevista, que são 463 mil declarações. Os sistemas estão funcionando bem, e pedimos que os contribuintes não deixem para entregar a declaração nas últimas horas, pois o fluxo de entrega é enorme. Então, pode acontecer alguma intercorrência e o contribuinte deixar de entregar sua declaração", alertou Sobral.
O delegado da Receita Federal enfatizou as penalidades para aqueles que não cumprirem o prazo estipulado. "Por entregar em atraso e se tiver imposto a pagar, terá multa e juros desse imposto. Então, na falta de alguma informação, ele entrega a declaração e depois pode retificar a informação. Caso ele não entregue, ele poderá fazê-lo no dia seguinte, mas sofrerá essas penalidades que eu já adiantei", explicou.
Sobral também destacou a opção de utilizar o material pré-preenchido disponibilizado pela Receita Federal em seu site oficial para facilitar a elaboração da declaração. Todos os dados necessários estão acessíveis aos contribuintes nessa plataforma.
Além disso, os Micro Empreendedores Individuais (MEIs) também devem cumprir com sua obrigação fiscal até o dia 31 de maio. "É muito simples. Ele acessa o portal do empreendedor e pode entregar sua declaração. Ele também pode sofrer algumas penalidades caso não entregue a declaração dele. É fácil, rápido e seguro", concluiu Sobral.
Com o relógio marcando o fim do prazo, a orientação é clara: não deixe para a última hora e evite transtornos e penalidades.
Patosonline
Texto produzido com base em informação publicada pelo portal Maispb
Mín. 23° Máx. 36°