
Os professores de todos os campi da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) iniciaram uma greve por tempo indeterminado nesta segunda-feira, dia 03 de junho, conforme anunciado pela Associação dos Docentes da UFPB (ADUFPB).
As reuniões para definir o movimento grevista contaram com a participação de 207 professores, distribuídos entre os campi de João Pessoa, Areia e Bananeiras. A votação final resultou em 167 votos favoráveis à greve, 38 contrários e duas abstenções.
O secretário-geral da ADUFPB, Fernando Cunha, destacou que a decisão veio após a categoria já ter aprovado um indicativo de greve no dia 3 de abril. "A ADUFPB sempre respeitou a decisão dos docentes, que haviam decidido, em assembleias anteriores, pelo indicativo de greve sem data. Fizemos todo o possível para que o processo de negociação tivesse outro encaminhamento, mas o Governo Federal nos deixou sem perspectiva", afirmou Cunha.
Os docentes estão insatisfeitos com a falta de avanços nas negociações com o Governo Federal. A greve visa pressionar por melhores condições de trabalho e reajustes salariais que reflitam as demandas da categoria.
Além dos professores, os servidores técnico-administrativos da UFPB já estão em greve desde 11 de março. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior do Estado da Paraíba (Sintesp-PB), a principal demanda é um reajuste salarial para 2024 e melhorias no Plano de Cargos e Carreiras dos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE).
O Governo Federal está oferecendo um reajuste de 12,5%, dividido em 9% para 2025 e 3,5% para 2026. No entanto, a categoria está reivindicando um reajuste de 22%, distribuído em 7% para 2024, 9% para 2025 e 6% para 2026.
A greve dos professores da UFPB, somada à paralisação dos técnico-administrativos, representa um significativo impacto nas atividades acadêmicas e administrativas da instituição. A expectativa é que o movimento aumente a pressão sobre o Governo Federal para que se chegue a um acordo satisfatório para ambas as categorias.
Por Patos Online
Concurso público Edital do concurso para professor da UFPB é publicado com mais de 30 vagas e salários de até R$ 14 mil
Destaque Miguel Arcanjo Conquista Ouro Nacional na OBMEP 2025 e Coloca Vista Serrana Entre os Destaques do País
Matrícula Pais e responsáveis já podem renovar matrículas na Rede Municipal de educação de Patos até 23 de dezembro
Fim da greve! UEPB define novo calendário acadêmico após greve dos professores; aulas voltam nesta quarta (10) de forma assíncrona
Ano letivo 2026 Pré-matrícula da Rede Estadual de ensino da Paraíba começa nesta terça-feira (9); veja calendário e como fazer
Formatura Formatura do ABC celebra primeiros passos na educação infantil em São José do Bonfim
Fim da greve! Após fim da greve dos professores, novo calendário acadêmico da UEPB deve ser definido na terça (9)
Convocação Educação da Paraíba vai convocar professores aprovados em concurso no início de 2026, afirma secretário
Concurso público Governo do Estado homologa resultado do concurso para professor da Secretaria da Educação Mín. 23° Máx. 37°