
Os professores de todos os campi da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) iniciaram uma greve por tempo indeterminado nesta segunda-feira, dia 03 de junho, conforme anunciado pela Associação dos Docentes da UFPB (ADUFPB).
As reuniões para definir o movimento grevista contaram com a participação de 207 professores, distribuídos entre os campi de João Pessoa, Areia e Bananeiras. A votação final resultou em 167 votos favoráveis à greve, 38 contrários e duas abstenções.
O secretário-geral da ADUFPB, Fernando Cunha, destacou que a decisão veio após a categoria já ter aprovado um indicativo de greve no dia 3 de abril. "A ADUFPB sempre respeitou a decisão dos docentes, que haviam decidido, em assembleias anteriores, pelo indicativo de greve sem data. Fizemos todo o possível para que o processo de negociação tivesse outro encaminhamento, mas o Governo Federal nos deixou sem perspectiva", afirmou Cunha.
Os docentes estão insatisfeitos com a falta de avanços nas negociações com o Governo Federal. A greve visa pressionar por melhores condições de trabalho e reajustes salariais que reflitam as demandas da categoria.
Além dos professores, os servidores técnico-administrativos da UFPB já estão em greve desde 11 de março. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior do Estado da Paraíba (Sintesp-PB), a principal demanda é um reajuste salarial para 2024 e melhorias no Plano de Cargos e Carreiras dos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE).
O Governo Federal está oferecendo um reajuste de 12,5%, dividido em 9% para 2025 e 3,5% para 2026. No entanto, a categoria está reivindicando um reajuste de 22%, distribuído em 7% para 2024, 9% para 2025 e 6% para 2026.
A greve dos professores da UFPB, somada à paralisação dos técnico-administrativos, representa um significativo impacto nas atividades acadêmicas e administrativas da instituição. A expectativa é que o movimento aumente a pressão sobre o Governo Federal para que se chegue a um acordo satisfatório para ambas as categorias.
Por Patos Online
Escola Integral Prefeitura de Patos implanta a 7ª Escola em Tempo Integral e supera meta nacional estabelecida pelo MEC
INCLUSÃO ESCOLAR Prefeitura de Olho d’Água promove encontro com profissionais de apoio escolar e reforça compromisso com a inclusão
Inauguração Prefeitura de Patos entrega ampliação da Creche Dona Nini e distribui kit completo com fardamento e material escolar
Concurso público Governo da Paraíba convoca mil professores aprovados em concurso público da Educação
Reta final Inscrições para Unifip Live Run entra na reta final
Alfabetização Patos é Selo Ouro de Compromisso com a Alfabetização pelo 2º ano consecutivo
Em dose dupla Irmãs gêmeas paraibanas são aprovadas em 1º lugar em cursos e universidades federais diferentes: 'Reflexo da nossa relação'
Volta ás aulas Entrega de kits escolares beneficia alunos da zona rural em Catingueira
EDUCAÇÃO Prefeitura de São José de Espinharas anuncia entrega de novos kits escolares para alunos da rede municipal Mín. 23° Máx. 33°