Domingo, 08 de Setembro de 2024
Dr. Jeann Santiago
Onco Patos
UNIFIP
Regional Turismo

Turmalina paraíba: pedra preciosa vira estímulo ao turismo no município de Salgadinho

Cidade de Salgadinho, onde a pedra foi descoberta, quer atair turistas para a visitação nas minas de turmalina paraíba. Pedra preciosa é uma das mais caras do mundo.

16/06/2024 às 20h45 Atualizada em 18/06/2024 às 09h26
Por: Felipe Vilar Fonte: g1 PB
Compartilhe:
Minas de turmalina paraíba em São José da Batalha. — Foto: TV Cabo Branco/Reprodução
Minas de turmalina paraíba em São José da Batalha. — Foto: TV Cabo Branco/Reprodução

A turmalina paraíba está estimulando o turismo no interior paraibano . Minas da pedra precisosa, uma das mais valliosas do mundo, podem ser visittadas na cidade de Salgadinho, na região do Seridó, onde ela foi descoberta.

Continua após a publicidade

A pedra preciosa é destaque na trama da novela 'No Rancho Fundo', exibida pela Globo, O que faz com que ela seja uma das gemas mais caras do mundo é a sua composição rara, com elementos como cobre, manganês e ouro.

Ela foi descoberta nos anos 1980 no distrito de São José da Batalha, em Salgadinho, Agora a ideia é fazer com que os locais de onde as pedras saem atraiam turistas, como mais uma forma de incremento da economia da cidade.

Continua após a publicidade
Reunidas

“A gente vem trabalhando sobretudo dentro da perspectiva de desenvolver o geoturismo, que é um segmento voltado para a natureza abiótica, como cavernas, grutas e nesse caso, a parte da turmalina paraíba”, explica o consultor de turismo Silvio Neto.

“[O objetivo] é incentivar a vinda de investimentos para São José da Batalha, que é um distrito serrano de clima agradável e incluir nesse roteiro a visitação às minas da turmalina paraíba para conhecer um pouco dessa pedra que permeia o imaginário das pessoas”, enfatiza Silvio.

Continua após a publicidade
Banner Dra Umberto

Nas minas de turmalina paraíba de São José da Batalha, os visitantes podem explorar o local de surgimento das pedras e ver inúmeras gemas do minério encontrado exclusivamente na Paraíba, que também se diferencia das demais turmalinas pela cor, apresentando mais de 40 tonalidades de azul e verde.

Para a comunidade de Salgadinho, o turismo pode potencializar, inclusive, a geração de empregos na região.

Quanto custa a turmalina paraíba?

Por ser uma pedra tão rara e valiosa, a turmalina Paraíba também possui um alto valor comercial. Seu preço pode chegar a valores exorbitantes, tornando-a um verdadeiro tesouro para aqueles que a possuem. É importante ressaltar que a autenticidade da turmalina Paraíba deve ser sempre verificada por um especialista, a fim de evitar falsificações e fraudes.

Estima-se que um quilate (0,2 grama) da pedra custa em média U$ 30 mil e pode chegar a custar até U$ 100 mil, dependendo das características da gema.

A turmalina Paraíba pertence ao subgrupo elbaíta e destaca-se pela cor azul néon, que pode variar para verde ou lilás neón.

Fonte: g1 PB

Salgadinho - PB
Salgadinho - PB
Sobre o município Salgadinho é um município da Paraíba, conhecido por suas riquezas minerais, incluindo a turmalina Paraíba, e seu clima semiárido. Fundado em 1961, o município abriga cerca de 3.980 habitantes em uma área de 184 km². A cidade tem destaque em turismo com atrações naturais como a Grota, um sítio arqueológico, e marcos históricos, incluindo viadutos e capelas antigas. A culinária local reflete a cultura sertaneja com pratos à base de produtos da agricultura familiar.
Patos, PB Atualizado às 21h05 - Fonte: ClimaTempo
24°
Parcialmente nublado

Mín. 20° Máx. 35°

Seg 34°C 21°C
Ter 35°C 21°C
Qua 35°C 21°C
Qui 35°C 21°C
Sex °C °C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras