Pessoas com deficiência da zona urbana e rural de Matureia, tiveram na última sexta-feira (07), acesso a serviços odontológicos no seu domicílio, a atividade faz parte do Serviço de Especialidades em Saúde Bucal (Sesb), no campo das ações estratégicas da Atenção Primária à Saúde (APS).
Por meio do Sesb, são promovidos atendimentos odontológicos especializados na Unidade Básica de Saúde (UBS) e no domicílio das pessoas com deficiência que não podem ir à UBS.
“É muito gratificante poder ofertar esse atendimento a pessoas com deficiência, atendimento esse, que é crucial para os pacientes, inclusive, para os acamados que não conseguem ir até ao posto de saúde. Agradeço ao Prefeito Zé Pereira, que não mediu esforços para apoiar esse programa, um feito para nossas crianças e adultos com deficiência”, expressou o Secretário Municipal de Saúde Hércules Oliveira.
A ação intensifica o cuidado e a humanização em cada atendimento de saúde, a Técnica de Saúde Bucal, Maria Angélica Pedroza, destaca “essa ação veio para fazer a diferença na vida dos pacientes com necessidades especiais, e também para as crianças que têm medo ou trauma de ir ao dentista, podendo oferecer um atendimento mais humanizado com uma atenção maior e cuidados especiais”. Os atendimentos a domicílio acontecem uma vez por mês, mediante agendamento.
O Sesb é uma estratégia de ampliação da oferta de especialidades em saúde bucal, servindo de referência para as equipes de Saúde Bucal. Uns dos objetivos do serviço são: oferecer à população os serviços de especialidades odontológicas tendo em vista o atendimento integral, segundo os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e ampliar e qualificar a oferta de serviços de especialidades odontológicas nos municípios.
Mín. 21° Máx. 37°