Segunda, 01 de Julho de 2024
Onco Patos
UNIFIP
Dr. Jeann Santiago
Dra Felianne
Educação GREVE

Greve na UFPB pode ser suspensa com assinatura de acordo na próxima semana

Fernando Cunha, secretário executivo da ADUFPB (Sindicato dos Docentes da UFPB), detalhou os desenvolvimentos em entrevista ao Portal MaisPB e Programa HoraH.

21/06/2024 às 16h30
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online com MaisPB
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a greve dos docentes pode ser encerrada após a assinatura de um acordo com o Governo Federal, prevista para ocorrer durante uma nova assembleia nos dias 26 e 27 de junho. Fernando Cunha, secretário executivo da ADUFPB (Sindicato dos Docentes da UFPB), detalhou os desenvolvimentos em entrevista ao Portal MaisPB e Programa HoraH.

Continua após a publicidade

Detalhes do Acordo

  • Proposta Governamental: O Governo Federal apresentou uma proposta que contempla efeitos financeiros e não financeiros, resultante das negociações durante a greve dos docentes.

  • Recursos para Universidades: No âmbito nacional, o Governo sinalizou com novos recursos no total de R$ 5,5 bilhões para universidades, hospitais universitários e institutos federais. A UFPB receberá um montante de R$ 14 milhões em investimentos.

  • Reajuste Salarial: O acordo inclui um reajuste salarial de 9% em 2025 e 3,5% em 2026 para os docentes. Além disso, haverá mudanças na carreira acadêmica, com aumentos de percentuais no início e no final da carreira.

    Continua após a publicidade
    AutoVip
  • Revogação de Portarias: O Governo se comprometeu a revogar imediatamente portarias que reduzem direitos e instruções normativas implementadas no governo anterior.

  • Reenquadramento de Aposentados: O acordo também prevê discutir o reenquadramento dos professores aposentados em função da nova estrutura de carreira no Ministério da Educação.

Fernando Cunha destacou que, apesar de não ser a proposta ideal, ela representa um avanço conquistado através da greve dos docentes. A assembleia prevista para a próxima semana visa formalizar o acordo, com o apoio do Comando Nacional, permitindo que os professores da UFPB encerrem coletivamente a greve.

Com o encaminhamento positivo da proposta e a indicação de assinatura do acordo, os docentes da UFPB estão alinhados em buscar uma solução que atenda às suas demandas, mas também assegure o funcionamento regular da universidade e o retorno das atividades acadêmicas de forma organizada.

Por Patos Online
Com MaisPB

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 21h04 - Fonte: ClimaTempo
24°
Tempo limpo

Mín. 19° Máx. 35°

Ter 34°C 18°C
Qua 33°C 18°C
Qui 35°C 19°C
Sex 33°C 18°C
Sáb 33°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras