
A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) definiu, na tarde desta terça-feira (9), o novo calendário acadêmico do semestre após a greve dos professores. De acordo com o que foi definido pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), as aulas remotas retornam nesta quarta (10) e as aulas presenciais retornam em 2 de fevereiro de 2026.
De acordo com a proposta acolhida pelo Consepe, ficou definido que:
O período 2025.2 contará, inicialmente, com 104 dias letivos. As propostas do calendário acadêmico acolhido pelo Consepe levam em consideração o recesso natalino e o recesso de final de ano, além dos 30 dias de férias coletivas.
De acordo com o parecer da UEPB, o calendário acadêmico aprovado leva em conta fatores relevantes, como o transporte escolar. Neste período, último mês do ano, as escolas de educação básica e as instituições públicas e privadas de Ensino Superior encerram suas atividades, o que reduz significativamente, ou até interrompe, a circulação do transporte escolar, em razão do fim do ano letivo.
Ainda de acordo com o calendário acadêmico adotado, as colações de grau devem acontecer no período de 4 a 8 de maio de 2026.
Na próxima semana, o Consepe retomará as discussões, em reunião ordinária, para apresentar uma possível redução do calendário acadêmico do semestre letivo 2025.2.
Na reunião, também foi aprovada a abertura do semestre 2025.2 para que os estudantes possam trancar seus cursos em razão das consequências da greve. O período para solicitar o trancamento ficará disponível até o final do semestre letivo.
Confira o novo calendário acadêmico da UEPB
Na sexta-feira (5), os professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) decidiram encerrar a greve após mais de dois meses de paralisação. O movimento teve início no dia 22 de setembro.
A decisão pelo fim da paralisação foi tomada em assembleia, depois que os professores aprovaram a proposta apresentada pelo Governo da Paraíba durante reunião da mesa tripartite, no dia 2 de dezembro.
A assembleia estava prevista para ocorrer no dia 9, mas foi antecipada após o envio das condições negociadas ao sindicato.
Pelo acordo, o governo vai pagar apenas 60% do valor retroativo das progressões de carreira. Os outros 40% não serão pagos, e o valor que será pago será dividido em 20 parcelas. Segundo a presidente da ADUEPB, Cris Nepomuceno, a proposta foi aceita pela categoria, embora docentes que discordam dos termos possam recorrer à Justiça para cobrar o pagamento integral.
Cris Nepomuceno afirmou, também, que o governo se comprometeu a realizar um concurso público para professores no segundo semestre de 2026, além de abrir concurso para banco de equivalência e convocar professores aprovados no edital lançado em 2023.
A manutenção da mesa tripartite foi apontada pela associação como uma das principais conquistas, o que deve manter um canal permanente para discutir temas como concursos, orçamento, lei de permanência e questões previdenciárias.
Fonte: g1 PB
Ano letivo 2026 Pré-matrícula da Rede Estadual de ensino da Paraíba começa nesta terça-feira (9); veja calendário e como fazer
Formatura Formatura do ABC celebra primeiros passos na educação infantil em São José do Bonfim
Fim da greve! Após fim da greve dos professores, novo calendário acadêmico da UEPB deve ser definido na terça (9)
Convocação Educação da Paraíba vai convocar professores aprovados em concurso no início de 2026, afirma secretário
Concurso público Governo do Estado homologa resultado do concurso para professor da Secretaria da Educação
Destaque SESI Patos tem cinco projetos do ensino médio premiados na FENECIT e garante vagas para representar o Brasil na Itália, Peru, São Paulo e Amapá
FENECIT Estudantes do SESI Patos conquistam 1º lugar na categoria engenharia em feira científica no Recife e vão representar o Brasil na Itália
FENECIT Trio de Catingueira, estudantes do SESI Patos, conquista 1º lugar em Ciências Agrárias na Fenecit 2025 — e poderá apresentar projeto na Itália
Contas reprovadas TCE reprova as contas da Educação do Estado relativas a 2022 e imputa débito a ex-secretário Mín. 22° Máx. 37°