Domingo, 24 de Novembro de 2024
Banner Dra Priscylla
Banner Hmais Onco
Banner Topazio Tintas
Banner Clima Sublime
Banner Dra Rhaissa
UNIFIP
Banner Dr Romulo
Gerais Opera Paraíba

Programa Opera Paraíba já ofertou mais de 3.500 cirurgias guiadas por vídeo em 2024

. Este ano, mais de 3.500 intervenções foram realizadas com a utilização de equipamentos de vídeo, abrangendo pelo menos sete tipos de procedimentos, como bariátricas, vesícula, endometriose, histerectomia, histeroscopia cirúrgica, ortopédicas e urológicas.

07/07/2024 às 09h00 Atualizada em 07/07/2024 às 18h37
Por: Girleide Vilar Fonte: Assessoria - Patosonline
Compartilhe:
Reprodução: Governo da PB
Reprodução: Governo da PB

O programa Opera Paraíba, criado pelo Governo do Estado para facilitar e agilizar o acesso da população às cirurgias eletivas, tem avançado na realização de cirurgias com o uso de tecnologia minimamente invasiva. Este ano, mais de 3.500 intervenções foram realizadas com a utilização de equipamentos de vídeo, abrangendo pelo menos sete tipos de procedimentos, como bariátricas, vesícula, endometriose, histerectomia, histeroscopia cirúrgica, ortopédicas e urológicas.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

As unidades que realizam as cirurgias guiadas por vídeo são: Hospital do Servidor Édson Ramalho, Maternidade Frei Damião, Hospital de Trauma de João Pessoa, Hospital de Clínicas, Hospital e Maternidade Santa Filomena, em Monteiro, Hospital Regional de Picuí, Hospital Regional de Sousa, Hospital Regional de Pombal, e Hospital Jandhuy Carneiro, em Patos.

Essas cirurgias incluem videolaparoscopias, que tratam doenças da cavidade abdominal ou pélvica, e videoartroscopias, utilizadas para problemas nas articulações. De acordo com o cirurgião digestivo Jarbas Fonseca, o laparoscópio é um dispositivo com uma câmera acoplada na ponta, inserido por pequenas incisões no abdômen, permitindo a transmissão de imagens em tempo real. “A laparoscopia é uma das técnicas cirúrgicas mais avançadas, proporcionando uma visualização ampla da área abordada e possibilitando um procedimento mais seguro e com menor risco de infecção para o paciente,” destaca.

Continua após a publicidade
Banner Auto Escola VIP

No Hospital de Clínicas, em Campina Grande, a média mensal é de 350 cirurgias por vídeo. A professora Mônica Cristina, de 55 anos, foi uma das beneficiadas, passando por uma cirurgia bariátrica em abril. Ela relata que a recuperação foi rápida. “A recuperação da cirurgia foi surpreendente, pensei que seria difícil, mas foi excelente, sem nenhum incômodo ou desconforto. Hoje já não tomo mais medicação para diabetes e pressão. Estou realmente feliz com essa nova vida,” compartilha.

O cirurgião ortopedista Francisco Borborema ressalta que a qualidade de imagem proporcionada pelo equipamento permite procedimentos mais seguros em comparação com cirurgias convencionais. “Além do menor tempo de internação, a cirurgia guiada por vídeo reduz os riscos de contaminação e proporciona uma recuperação muito mais rápida. Com as cirurgias tradicionais, o paciente ficava afastado do trabalho por mais tempo, e o pós-operatório demandava mais cuidados e maior tempo de internação,” detalha.

Continua após a publicidade
Banner Dr Romulo

Para participar do programa, o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) deve procurar a secretaria municipal de saúde de seu município ou fazer o cadastro pelo site operaparaiba.pb.gov.br, preenchendo o formulário e anexando exames e laudos médicos que confirmem a necessidade da intervenção cirúrgica.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 01h07 - Fonte: ClimaTempo
24°
Tempo limpo

Mín. 23° Máx. 36°

Seg 37°C 23°C
Ter 37°C 23°C
Qua 37°C 22°C
Qui 37°C 22°C
Sex 38°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras