Espanha e Inglaterra fizeram uma final digna de Eurocopa neste domingo (14), no Estádio Olímpico de Berlim, na Alemanha. E que foi decidida nos detalhes. Com um gol aos 41 do segundo tempo, a Fúria venceu por 2 a 1 e confirmou o título continental.
Com o título, os espanhóis, que não eram campeões desde 2012, conquistaram a competição continental pela quarta vez e se isolaram de vez como os maiores campeões, deixando a Alemanha, com 3 taças, para trás.
O país também coroou uma geração talentosa e repleta de jovens craques, como a dupla "dinâmica" formada por Lamine Yamal e Nico Williams.
Já os ingleses, com vice-campeonato, o segundo de maneira consecutiva, mantiveram a sina de jamais terem vencido uma Euro.
O primeiro tempo foi de poucas chances na capital alemã, porém, muita disputa em campo.
A primeira finalização saiu apenas com 27 minutos de bola rolando. Fabián Ruiz arriscou da entrada da área, mas o chute saiu fraquinho e ficou nas mãos de Pickford.
O English Team também teve chances e, inclusive,cresceu no fim da primeira etapa. Primeiro foi Harry Kane, que foi travado no chute, seguido por Phil Foden, que fez Unai Simón trabalhar.
Somente no segundo tempo o placar foi aberto. E logo após o técnico Luis de la Fuente fazer uma substituição ousada, tirando Rodri para a entrada de Zubimendi.
E aos 2 minutos, em jogada construída por Lamine Yamal, Nico Williams recebeu em boa posição dentro da área e bateu cruzado para o gol para fazer 1 a 0.
Depois do gol, os espanhóis impuseram de vez o seu domínio em campo e seguiram levando muito perigo. Dani Olmo e Williams, de novo, quase ampliaram o placar.
Até que Gareth Southgate decidiu sacar Harry Kane do time, colocando Ollie Watkins no lugar. E logo em seguida os ingleses assustaram com uma "bomba" de fora da área de Jude Bellingham, que saiu pela linha de fundo.
E as mudanças fizeram a diferença no English Team. Entre elas a de Cole Palmer, que deixou tudo igual aos 28 minutos. O atacante do Chelsea aproveitou assistência de Bellingham, que mesmo caído dentro da área deu passe, e chegou fuzilando para o gol e fez o 1 a 1.
Apesar da reação, não teve jeito. E aos 41 minutos, Cucurella deu assistência para Oyarzabal, que completou para o gol dentro da área e foi o "herói improvável" da noite, fazendo o gol da vitória e do título da Espanha.
Sérvia (F) - 05/09, 15h45 (de Brasília) - Nations League
Suíça (F) - 08/09, 15h45 (de Brasília) - Nations League
Dinamarca (C) - 12/10, 15h45 (de Brasília) - Nations League
Irlanda (F) - 07/09, 13h (de Brasília) - Nations League
Finlândia (C) - 10/09, 15h45 (de Brasília) - Nations League
Grècia (C) - 10/10, 15h45 (de Brasília) - Nations League
Fonte: ESPN
Mín. 23° Máx. 36°