O ano de 2025 promete ficar marcado pela primeira edição do Super Mundial de Clubes, a nova competição da Fifa que reunirá 32 times, em um formato que remete a Copa do Mundo de Seleções.
O Mundial é muito aguardado em operadores como a Superbet, que promete uma cobertura completa do evento. Porém, um dos times mais aguardados chegou a colocar a sua participação em dúvida: o Real Madrid.
O treinador do clube, Carlo Ancelotti, disse e entrevista ao portal italiano Il Giornale que o Real Madrid não iria disputar a competição.
“Só um jogo do Real Madrid vale 20 milhões de euros (R$ 115 milhões) e eles querem nos dar esse dinheiro para toda a competição… de jeito nenhum. Negativo”, disse o treinador.
Na contramão do comandante, Real Madrid confirma participação
Apesar das falas de Ancelotti, o Real Madrid foi a público e confirmou que em nenhum momento questionaram a participação, inclusive, que disputará o Super Mundial, já que é uma competição oficial.
“Nosso clube disputará, como está previsto, essa competição oficial, que encaramos com orgulho e com a máxima vontade de fazer sonhar nossos milhões de torcedores por todo o mundo com um novo título”, escreveu o clube em nota oficial.
Após o comunicado do clube, o próprio comandante também foi até as redes sociais para esclarecer que as suas palavras não foram interpretadas corretamente, e ressaltou que não é ele quem decide quais competições vão jogar.
“Nada poderia estar mais longe do meu interesse do que rejeitar a possibilidade de disputar um torneio que considero uma grande oportunidade para continuar a lutar por grandes títulos com o Real Madrid”, explicou o treinador.
Super Mundial de Clubes: como vai funcionar?
O Super Mundial de Clubes será entre os dias 15 de junho e 13 de julho de 2025, disputado nos Estados Unidos. Serão 32 times, divididos em grupos com quatro times cada, formato igual ao atual da Copa do Mundo de Seleções.
Os dois melhores avançam para as oitavas de finais, disputada em jogo único, assim como todo o mata-mata. A única diferença é que não terá a tradicional disputa do terceiro lugar, apenas a final para definir o campeão com os dois melhores.
O Brasil já tem três representantes garantidos: Palmeiras, Flamengo e Fluminense, campeões da Libertadores de 2021 a 2023, respectivamente. Ainda existem duas vagas abertas para países sul-americanos.
Botafogo, São Paulo, Atlético Mineiro e Grêmio também podem garantir um lugar, desde que vençam a Libertadores 2024. O River Plate é outro sul-americano garantido, independente do que aconteça, pela sua posição no ranking.
Os brasileiros não podem usufruir de vagas via ranking por já contar com mais de dois times do país classificados diretamente, por isso apenas o título garante um lugar no Super Mundial de Clubes.
Além disso, entre os clubes classificados já temos: Chelsea, Real Madrid, Manchester City, Bayern de Munique, Borussia Dortmund, PSG, Inter de Milão, Juventus, entre outros.
Mín. 24° Máx. 38°