
Começa no próximo sábado, 20 de julho, o prazo para a realização das convenções partidárias que irão indicar os candidatos que vão concorrer aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador nas eleições de 2024.
De acordo com a Lei n° 13.165/2015, Lei da Reforma Política, os partidos terão até o dia 5 de agosto, para indicar de forma oficial, os nomes que pretende apresentar na disputa dos cargos este ano, para serem submetidos a apreciação da Lei Eleitoral, e participarem da campanha.
Apesar de iniciar no próximo sábado, a maioria dos partidos, sobretudo os grandes partidos, devem realizar as convenções apenas nas datas finais do prazo, quando já estará mais próximo ao início do prazo oficial da campanha, que se inicia no dia 16 de agosto.
Em Patos, os partidos políticos ainda não anunciaram as datas das convenções, o que deve acontecer nos próximos dias. A expectativa é que tenhamos quatro candidatos a prefeito indicados em convenção, casos de Nabor Wanderley (Republicanos), Ramonilson Alves (PSDB), Priscila Lima (Baronesa), pelo MDB, e Edileudo Lucena pelo PT.
As convenções também servirão para conhecer o quantitativo de candidatos a vereador indicado pelos partidos em cada município, fato que ajudará a montar o tabuleiro de xadrez para a disputa do pleito.
O QUE É CONVENÇÃO PARTIDÁRIA?
Segundo a Lei Eleitoral, convenções partidárias são reuniões de filiados a um partido político para julgamento de assuntos de interesse do grupo ou para escolha de candidatos e formação de coligações (união de dois ou mais partidos a fim de disputarem eleições).
Crítica Presidente do TCE-PB critica gastos milionários com Carnaval e defende prioridade para serviços essenciais: “Não está acima da sede e da fome”
Eleições 2026 Em primeira pesquisa registrada em 2026, Segundo Domiciano aparece entre os 36 nomes possíveis eleitos para deputado estadual
Nepotismo MPPB recomenda exoneração de irmã da prefeita de Cajazeiras por suspeita de nepotismo
Eleições 2026 Pedro Cunha Lima oficializa apoio a Cícero Lucena em pré-candidatura ao Governo da Paraíba
De saída! Haddad diz que deixará o governo Lula em fevereiro
Reajuste salarial Prefeito Nabor paga servidores em dia e garante reajuste acima do piso nacional para professores
Nova secretaria Governo da Paraíba cria Secretaria Executiva de Proteção Animal
Carnaval cancelado Prefeito Henry Lira cancela Carnaval de Santa Luzia e redireciona recursos para ações emergenciais contra a crise hídrica que afeta o município
Mesa Diretora Vereadores saem em defesa de Tide Eduardo durante sessão que a reconduziu à presidência da Câmara de Patos Mín. 22° Máx. 38°