CLEVER
Sexta, 30 de Outubro de 2026
UNIFIP
Banner Dr Paulo Arnon
Banner CCAA
Banner Dr Yuri
Locais FALTA DE ACS

Moradores do Bivar Olinto, em Patos, relatam falta de agente comunitário de saúde na área da USF Sebastiana Xavier e cobram providências

Segundo uma moradora, crianças ficaram sem o acompanhamento mensal de peso e crescimento após o afastamento da profissional que atendia a localidade, no bairro Bivar Olinto.

30/10/2026 às 05h00
Por: PATOS ONLINE Fonte: Patos Online
Compartilhe:
Imagem ilustrativa (Foto: Reprodução)
Imagem ilustrativa (Foto: Reprodução)

Moradores do bairro Bivar Olinto, em Patos, estão preocupados com a falta de uma agente comunitária de saúde para atender a população na área da USF Sebastiana Xavier. Segundo relato encaminhado ao Patos Online na última terça-feira (27), a comunidade está sem a profissional desde o início deste mês, após ela se afastar para dar entrada no processo de aposentadoria.

Continua após a publicidade
Cultura Patos

A situação tem gerado preocupação entre as famílias, especialmente as que dependem do acompanhamento periódico das crianças, incluindo a pesagem e o monitoramento do crescimento.

De acordo com uma moradora, a pesagem das crianças costumava ser realizada no final de cada mês. No entanto, quando as mães procuraram o serviço neste mês, foram informadas de que o procedimento não seria realizado devido à ausência da agente de saúde.

A moradora relatou ainda que, ao procurar novamente o atendimento na terça-feira (27), recebeu a mesma informação. Segundo ela, as famílias foram orientadas a se reunir e procurar a Secretaria Municipal de Saúde para solicitar a designação de outra profissional para atender a comunidade.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

“Não queremos prejudicar ninguém, queremos apenas uma solução e uma resposta das autoridades responsáveis”, afirmou a moradora, ao pedir que a situação seja levada ao conhecimento da gestão municipal.

As famílias cobram providências para garantir a continuidade do acompanhamento de saúde das crianças e dos demais moradores que dependem do serviço. A comunidade também pede esclarecimentos sobre quem ficará responsável pelos atendimentos durante o período de ausência da profissional.

O Patos Online entrou em contato com a assessoria de comunicação e a ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde de Patos, mas não obteve nenhum posicionamento até o fechamento desta matéria. O espaço segue aberto para a pasta se pronunciar sobre a situação e informar quais medidas poderão ser adotadas para assegurar a continuidade do atendimento na comunidade Sebastiana Xavier.

Continua após a publicidade
Banner Avelloz Interno

Por Patos Online

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 05h01 - Fonte: ClimaTempo
23°
Tempo limpo

Mín. 23° Máx. 36°

Sáb 37°C 23°C
Dom 38°C 23°C
Seg 37°C 24°C
Ter 37°C 23°C
Qua 38°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes