
A data 18 de julho de 2024 vai entrar para a história da saúde pública da Paraíba como sendo a primeira vez em que o Grupo de Resgate Aeromédico (Grame), junto com o Hemocentro da Paraíba, fez o transporte aéreo de bolsas de sangue e hemocomponente, para prestar assistência a um paciente no Sertão do estado. O material foi destinado para um homem, de 65 anos, que tem leucemia e anemia hemolítica e está no Hospital Regional de Catolé do Rocha, em estado grave. A viagem durou cerca de uma hora e 20 minutos. Distante da capital 432 km, uma viagem de carro para aquele município duraria, em média, seis horas.
Junto com a tripulação do Grupo de Resgate Aeromédico, viajou uma bioquímica do Hemocentro para realizar a fenotipagem (classificação) da amostra dos doadores e analisar a compatibilidade com o paciente.
De acordo com a diretora geral do Hemocentro, Shirlene Gadelha, o estado do paciente era muito grave e a administração do hemocomponente o mais rápido possível era essencial. E devido à gravidade do paciente, ele não tinha condições clínicas para ser transportado para a capital. Diante disso, a aeronave fez o primeiro voo levando bolsas de sangue e hemocomponentes.
“Ele estava com a hemoglobina muito baixa e um sangramento intenso e, por isso, não tinha como ser transferido para a capital”, informou, acrescentando que a ação ocorreu logo após um treinamento realizado nesta quinta-feira (18) pela manhã, no Hemocentro, para os bombeiros do Grame sobre o transporte dos hemocomponentes. “Esta é mais uma ação do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, com o objetivo de salvar vidas”, pontuou.
Para o coordenador do Grupo de Resgate Aeromédico, Elvio Lievert, o serviço tem o objetivo de atender à população que necessita de ações que, devido à distância entre as unidades, ficaria inviável por terra. “Já salvamos vidas realizando o transporte aéreo para transferência de pacientes entre unidades de saúde; de órgãos para transplante e, agora, pela primeira vez, transportamos bolsas de sangue”, comentou.
O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, vem investindo em iniciativas, como esta do Grame, para a regionalização da saúde, levando ações e serviços para todos os 223 municípios paraibanos. Programas como o Opera Paraíba e o recém-criado Paraíba contra o Câncer são uma forma de aproximar cada vez mais da população um atendimento de qualidade.
Por Secom-PB



SAÚDE PÚBLICA Salgadinho amplia atendimentos especializados com Fonoaudiologia e Neuropediatria
SAMU DIGITAL Ex-prefeito de Passagem sugere atendimento do SAMU via WhatsApp para agilizar socorro em emergências
SOLIDARIEDADE Família faz apelo por doação de sangue para paciente de Patos internada em João Pessoa
Hospital Regional Paciente de Patos passa por cirurgia oncológica de alta complexidade no Hospital Regional e evolui bem
Desabastecimento Falta de medicamento para transplantados renais preocupa pacientes na Paraíba; gerente da 6ª Gerência de Saúde explica
SAÚDE PÚBLICA Salgadinho avança na saúde bucal e ultrapassa 150 atendimentos com serviço especializado
Hospital Regional Hospital Regional de Patos registra 297 atendimentos e 22 cirurgias no feriado da Páscoa
Resgate aeromédico Bebê de 32 dias é transferido por equipe aeromédica de Sousa para João Pessoa em operação pela vida
Síndrome Paraíba tem 80% dos leitos de UTI ocupados por pacientes com síndromes respiratórias, diz secretário de Saúde Mín. 22° Máx. 30°