Sábado, 13 de Dezembro de 2025
Banner Dra Priscylla
Banner Dr Romulo
Banner Hmais Onco
UNIFIP
Banner Vera Cruz Topo
Saúde Avanços

Hemodinâmica de Patos realiza procedimento cardiovascular de alta complexidade inédito no Sertão da Paraíba

Trata-se de uma angioplastia com aterectomia rotacional, técnica avançada conhecida como rotablator, associada à ultrassonografia intracoronariana, um conjunto de métodos utilizados apenas em centros de referência de alto nível no país.

13/12/2025 às 08h00
Por: Felipe Vilar Fonte: SECOM-PB
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O serviço de Hemodinâmica, instalado no Hospital Regional de Patos e gerenciado pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), realizou, nesta semana, mais um procedimento inédito no Sertão da Paraíba, marcando um avanço significativo na oferta de tratamento cardiovascular de alta complexidade na região. Trata-se de uma angioplastia com aterectomia rotacional, técnica avançada conhecida como rotablator, associada à ultrassonografia intracoronarianaum conjunto de métodos utilizados apenas em centros de referência de alto nível no país.

Continua após a publicidade
Banner Energisa Topo

O procedimento foi realizado em uma paciente de 84 anos, moradora de Itaporanga, que apresentava uma lesão grave e altamente calcificada na artéria descendente anterior, considerada a principal artéria do coração. Segundo o cardiologista intervencionista, Jeann Santiago, um dos médicos responsáveis pela realização do procedimento, a condição exigia um tratamento extremamente delicado, com risco elevado, devido à dureza da placa obstrutiva, comparada pelos médicos a uma “pedra” no interior do vaso.

“Para possibilitar a abertura da artéria, a equipe utilizou a aterectomia rotacional, técnica que funciona como uma microfuradeira capaz de desgastar e desobstruir placas de cálcio muito rígidas. Em seguida, com o auxílio do ultrassom intravascular, foi possível medir com precisão a extensão da lesão e determinar o tamanho ideal dos dispositivos a serem implantados. Após a preparação do vaso, foram colocados dois stents farmacológicos, completando o processo de revascularização”, explicou o cardiologista. 

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

O procedimento foi conduzido, também, pelo cardiologista intervencionista Luan Martins, além do apoio de uma equipe multiprofissional. “Foi um procedimento de extrema complexidade, algo que antes só era feito em centros maiores. Conseguimos tratar uma lesão muito calcificada com total segurança e eficácia, utilizando recursos de ponta. É uma conquista para a Hemodinâmica de Patos e, principalmente, para a população do Sertão”, destacou Jeann Santiago.

De acordo com a equipe, a paciente evoluiu bem e recebeu alta hospitalar no dia seguinte ao procedimento, sem intercorrências. A realização do método reforça o avanço tecnológico e profissional da Hemodinâmica de Patos e amplia a capacidade de tratamento cardiovascular de alta complexidade na região, garantindo mais segurança e qualidade de vida aos pacientes.

Por Secom-PB

Continua após a publicidade
Banner Vera Cruz
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 09h01 - Fonte: ClimaTempo
29°
Parcialmente nublado

Mín. 23° Máx. 37°

Dom 37°C 24°C
Seg 36°C 23°C
Ter 37°C 25°C
Qua 37°C 24°C
Qui 35°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras