Sexta, 08 de Agosto de 2025
Banner Hmais Onco
Banner Psique
Banner Dr Romulo
Banner Dra Priscylla
Banner Dr Luiz Severo
UNIFIP
Banner Prime Veiculos
Gerais Ação judicial

Após determinação da Justiça, Energisa emite nota e esclarece cobrança de ICMS relacionada à geração distribuída

A Energisa informou que, no caso específico da cobrança do ICMS, atua apenas como agente arrecadadora do tributo.

14/08/2024 às 11h11 Atualizada em 14/08/2024 às 15h00
Por: Felipe Vilar Fonte: Felipe Vilar - Patos Online
Compartilhe:
Foto: Divulgação/Energisa
Foto: Divulgação/Energisa

A Energisa, concessionária de energia elétrica na Paraíba, emitiu um comunicado nesta terça-feira, 13 de agosto, para esclarecer a situação envolvendo a cobrança do ICMS relacionada à geração distribuída, que tem gerado questionamentos entre os consumidores, após a determinação do Juízo da 4ª Vara Cível da Capital, que deferiu, nesta segunda-feira (12), o pedido liminar feito pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) para suspender a cobrança retroativa do imposto.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

De acordo com a empresa, até o momento, não houve citação oficial referente ao processo em questão. A Energisa informou que irá se manifestar conforme o trâmite processual, apresentando todas as evidências necessárias para comprovar a legalidade da cobrança.

Ainda na nota, a Energisa esclareceu que a cobrança em questão diz respeito ao valor do ICMS aplicado a clientes que possuíam geração distribuída, ou seja, sistemas de geração própria de energia, no período de setembro de 2017 a junho de 2021. Esses clientes representam aproximadamente 0,4% do total de consumidores na Paraíba.

A empresa enfatiza que, no caso específico da cobrança do ICMS, atua apenas como agente arrecadadora do tributo. A Energisa assegurou que todas as suas ações foram realizadas dentro dos parâmetros legais e regulatórios estabelecidos.

Continua após a publicidade
Banner Dra Nadjanine

Confira a nota abaixo:

NOTA

A Energisa esclarece que ainda não foi citada e se manifestará conforme trâmite processual. A empresa reitera, contudo, que a cobrança se refere ao valor do ICMS, especificamente, para clientes que possuíam geração distribuída no período de setembro de 2017 a junho de 2021 e que representam 0,4% do total de clientes da Paraíba.  A Energisa destaca que, neste caso, é mera agente arrecadadora do tributo, esclarece que reapresentará todas as evidências que comprovam a legalidade da cobrança, reforça o seu compromisso com a transparência e, por fim, se coloca à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas sobre o assunto.

Continua após a publicidade
Banner Dr Luiz Severo

 

Por Felipe Vilar - Patos Online

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 11h01 - Fonte: ClimaTempo
31°
Tempo limpo

Mín. 19° Máx. 34°

Sáb 35°C 20°C
Dom 37°C 21°C
Seg 33°C 20°C
Ter 35°C 20°C
Qua 34°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras