
A Energisa, concessionária de energia elétrica na Paraíba, emitiu um comunicado nesta terça-feira, 13 de agosto, para esclarecer a situação envolvendo a cobrança do ICMS relacionada à geração distribuída, que tem gerado questionamentos entre os consumidores, após a determinação do Juízo da 4ª Vara Cível da Capital, que deferiu, nesta segunda-feira (12), o pedido liminar feito pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) para suspender a cobrança retroativa do imposto.
De acordo com a empresa, até o momento, não houve citação oficial referente ao processo em questão. A Energisa informou que irá se manifestar conforme o trâmite processual, apresentando todas as evidências necessárias para comprovar a legalidade da cobrança.
Ainda na nota, a Energisa esclareceu que a cobrança em questão diz respeito ao valor do ICMS aplicado a clientes que possuíam geração distribuída, ou seja, sistemas de geração própria de energia, no período de setembro de 2017 a junho de 2021. Esses clientes representam aproximadamente 0,4% do total de consumidores na Paraíba.
A empresa enfatiza que, no caso específico da cobrança do ICMS, atua apenas como agente arrecadadora do tributo. A Energisa assegurou que todas as suas ações foram realizadas dentro dos parâmetros legais e regulatórios estabelecidos.
Confira a nota abaixo:
NOTA
A Energisa esclarece que ainda não foi citada e se manifestará conforme trâmite processual. A empresa reitera, contudo, que a cobrança se refere ao valor do ICMS, especificamente, para clientes que possuíam geração distribuída no período de setembro de 2017 a junho de 2021 e que representam 0,4% do total de clientes da Paraíba. A Energisa destaca que, neste caso, é mera agente arrecadadora do tributo, esclarece que reapresentará todas as evidências que comprovam a legalidade da cobrança, reforça o seu compromisso com a transparência e, por fim, se coloca à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas sobre o assunto.
Por Felipe Vilar - Patos Online
Emergência Paraíba chega a 121 municípios em situação de emergência por desastres naturais
Campanha solidária Moradores se mobilizam para ajudar mãe e dois filhos após incêndio atingir residência em Mãe d’Água
Premiação Mega-Sena acumula em R$ 50 milhões e quatro apostas da Paraíba acertam a quina
Em Catingueira Cavalo de Pau e Gustavinho Sanfoneiro se apresentam neste domingo (18) na Festa de São Sebastião, em Catingueira
Luto! Jovem de 22 anos, vítima de acidente em Mãe d’Água, morre no Hospital Regional de Patos após quase um mês internado
Formação STTRANS promove curso de formação para motoristas e monitores escolares do município de Patos
Emocionante Equipes do SAMU realizam dois partos dentro de ambulância em menos de uma semana em Desterro
Bonfim Folia Programação oficial do Bonfim Folia 2026 é divulgada; confira as atrações
Caso Hytalo Santos Felca critica vazamento de vídeo de audiência e postura dos advogados de Hytalo Santos: 'tribunal não é rede social' Mín. 22° Máx. 36°