
O Governo Federal, através do Ministério da Educação, divulgou na noite desta quarta-feira (14) os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2023. Esse indicador, que reflete os níveis de qualidade do ensino e aprendizagem em todo o país, é aguardado com grande expectativa por estados e municípios, uma vez que oferece um retrato detalhado da situação educacional brasileira, abrangendo tanto a educação pública (municipal e estadual) quanto a privada.
De acordo com os dados, Patos apresentou um crescimento significativo em suas notas, especialmente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, que compreendem do 1º ao 5º ano. A cidade subiu de uma nota de 5,0 em 2021 para 6,0 em 2023, representando um aumento de um ponto completo. Com esse resultado, o município atingiu a meta nacional, que também foi de 6,0, e superou a média estadual da Paraíba, que ficou em 5,3.
Nos Anos Finais do Ensino Fundamental, que correspondem aos estudantes do 6º ao 9º ano, também houve progresso. A nota subiu de 4,4 em 2021 para 4,5 em 2023.
Comparativamente, Patos alcançou resultados superiores em relação a outras grandes cidades paraibanas, como João Pessoa e Campina Grande. Na capital, as notas foram 5,2 para os Anos Iniciais e 4,1 para os Anos Finais. Campina Grande obteve 5,4 nos Anos Iniciais e 4,2 nos Anos Finais, colocando Patos em uma posição de destaque no estado.
O IDEB, criado em 2007 como parte do "Compromisso Todos pela Educação" (Decreto nº 6.094/2007), é um indicador que combina as taxas de aprovação dos estudantes com as médias de desempenho nas avaliações educacionais. A pontuação varia de 0 a 10, e quanto melhor o desempenho dos alunos e maior o número de aprovados, mais elevado será o índice.
Em 2023, Patos realizou durante 10 finais de semana entre os meses de agosto a outubro, aulões aos sábados pela manhã para toda a rede de ensino compreendendo os estudantes dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental. Os aulões reuniram os quatro setores da cidade com aulas em escolas e auditórios oferecendo, além de muito aprendizado, dinâmicas, prêmios e merenda reforçada para os discentes.
Patos Online
Concurso público Edital do concurso para professor da UFPB é publicado com mais de 30 vagas e salários de até R$ 14 mil
Destaque Miguel Arcanjo Conquista Ouro Nacional na OBMEP 2025 e Coloca Vista Serrana Entre os Destaques do País
Matrícula Pais e responsáveis já podem renovar matrículas na Rede Municipal de educação de Patos até 23 de dezembro
Fim da greve! UEPB define novo calendário acadêmico após greve dos professores; aulas voltam nesta quarta (10) de forma assíncrona
Ano letivo 2026 Pré-matrícula da Rede Estadual de ensino da Paraíba começa nesta terça-feira (9); veja calendário e como fazer
Formatura Formatura do ABC celebra primeiros passos na educação infantil em São José do Bonfim
Fim da greve! Após fim da greve dos professores, novo calendário acadêmico da UEPB deve ser definido na terça (9)
Convocação Educação da Paraíba vai convocar professores aprovados em concurso no início de 2026, afirma secretário
Concurso público Governo do Estado homologa resultado do concurso para professor da Secretaria da Educação Mín. 23° Máx. 37°