Uma operação conjunta entre a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), a Polícia Militar e a Polícia Científica desarticulou, na última quinta-feira (22), um esquema de furto de água no município de São José do Bonfim, região metropolitana de Patos. A ação ocorreu após denúncias anônimas e resultou na descoberta de uma intervenção ilegal na adutora que abastece a cidade através da Barragem Capoeira.
Durante a operação, as equipes flagraram uma instalação clandestina composta por mais de mil metros de mangueiras de 25 milímetros, que desviavam cerca de 10 mil litros de água por hora. A água furtada estava sendo utilizada para irrigação de plantas e na construção civil, resultando em um significativo prejuízo para a população local, que ficou temporariamente sem abastecimento.
O crime foi detectado em uma área rural conhecida como Vaca Morta. Técnicos da Cagepa identificaram a intervenção ilícita, e, para garantir a segurança da operação, acionaram a Polícia Militar. Com a chegada das viaturas, algumas pessoas que estavam no local fugiram pela vegetação da Caatinga, abandonando diversos materiais usados na exploração da água da adutora.
A operação contou ainda com a participação de peritos da Polícia Científica, que irão apresentar um laudo detalhado sobre o crime de furto de água. O laudo é essencial para embasar as investigações e responsabilizar os envolvidos.
Jonatas Raulino, gerente regional da Cagepa nas Espinharas, destacou a importância da ação: "Estamos sempre prontos para combater o ilícito, sabendo inclusive que essa situação interfere diretamente no abastecimento de água das cidades, onde os moradores reclamam, com razão, da falta d’água. Como é um crime contra o patrimônio público, que afeta diretamente a população, temos de correr atrás, independentemente dos riscos dessa missão."
A operação representa um passo importante no combate ao furto de água na região, um crime que prejudica diretamente o abastecimento das comunidades locais e compromete o acesso à água, um recurso essencial para a vida cotidiana.
Por Patos Online
Com informações da Cagepa
Mín. 23° Máx. 36°