Domingo, 20 de Abril de 2025
Banner JC Motos
UNIFIP
Banner Hmais Onco
Banner Dra Joyce
Banner Chacara Canaa
Banner Clima Sublime
Banner Dra Priscylla
Banner Dr Romulo
Política Eleições 2024

Justiça Eleitoral aplica multa de R$ 10 mil ao candidato Nabor Wanderley por uso indevido de publicidade institucional durante campanha

Nossa equipe entrou em contato com a assessoria do candidato, que informou que o jurídico irá recorrer da decisão. 

02/09/2024 às 11h41 Atualizada em 02/09/2024 às 14h16
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Compartilhe:
Foto: reprodução
Foto: reprodução

Na última quinta-feira (29), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deferiu uma representação eleitoral proposta pelo Partido Liberal (PL) do município de Patos-PB contra Nabor Wanderley da Nóbrega Filho, candidato à reeleição pelo partido Republicanos. A ação, movida por Walter César Limeira, alega que Nabor utilizou programas oficiais e redes sociais para fins de promoção pessoal, o que configura uso indevido de publicidade institucional durante o período eleitoral.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

A representação acusou Nabor de utilizar suas redes sociais para divulgar atos de gestão e promover suas qualidades como gestor, em uma postagem realizada no dia 16 de agosto de 2024, data de início oficial da propaganda eleitoral. Na visão do PL, a publicação, que exibia Nabor em um canteiro de obras da Prefeitura Municipal de Patos, gerou questionamentos sobre o uso da máquina pública para fins eleitorais, em desacordo com a legislação vigente.

A defesa de Nabor, por sua vez, argumentou que não há proibição para que atos, obras e serviços da administração sejam divulgados por gestores públicos, desde que isso ocorra sem o uso de recursos públicos e às suas próprias expensas. Entretanto, a juíza eleitoral da 28ª Zona, Vanessa Moura Pereira de Cavalcante, discordou dessa tese, afirmando que a prática viola o princípio da igualdade de oportunidades entre os candidatos, especialmente em período eleitoral.

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

A juíza destacou que a postagem de Nabor, realizada no primeiro dia de campanha, não se dissocia de seu papel de gestor e candidato, sendo assim passível de caracterização como uso indevido de publicidade institucional. Como resultado, a magistrada aplicou a Nabor Wanderley o pagamento de uma multa no valor de R$ 10.000,00, além de determinar a remoção definitiva da postagem indicada.

Nossa equipe entrou em contato com a assessoria do candidato, que informou que o jurídico irá recorrer da decisão. 

Continua após a publicidade
Banner A Dois

Veja abaixo a sentença na íntegra:

Clique aqui para ver o documento "0600264-18.2024.6.15.0028 (3) (2).pdf"

 

Por Patos Online

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 15h06 - Fonte: ClimaTempo
36°
Parcialmente nublado

Mín. 22° Máx. 36°

Seg 33°C 22°C
Ter 34°C 21°C
Qua 36°C 22°C
Qui 34°C 22°C
Sex 33°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras