
Em agosto deste ano o Brasil registrou 68.635 queimadas, de acordo com dados de monitoramento do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), sendo o maior número de casos para o mês desde 2010, época em que foram registrados 91.085 incêndios.
Já em comparação ao ano passado, quando foram contabilizados 28.056 focos de incêndio em agosto, houve um aumento de 144%.
Agosto marca o início do período de queimadas no Brasil, que se estende até outubro, com o maior número de incêndios geralmente ocorrendo em setembro.
Previsão de situação crítica para os próximos dois meses:
Mato Grosso, Pará e Amazonas são os estados com o maior número de incêndios no Brasil, representando 56% do total nacional.
Esses estados estão localizados principalmente na Amazônia Legal, que responde por 49,7% dos incêndios, e em parte no Pantanal, especialmente no sudoeste de Mato Grosso, que soma 30,9% dos focos.
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) prevê que tanto a Amazônia quanto o Pantanal continuarão enfrentando condições críticas de incêndio nos próximos dois meses.
Efeitos da fumaça na saúde:
- Problemas respiratórios;
- Irritação ocular;
- Agravamento de doenças cardíacas;
- Redução da função pulmonar;
- Aumento do risco de câncer;
- Diminuição da qualidade do sono;
- Comprometimento do sistema imunológico.
A fumaça também afeta o funcionamento do coração:
De acordo com o médico cardiologista Dr. Roberto Yano, a fumaça de incêndios pode afetar, além da função respiratória, a saúde cardiovascular.
“Os pequenos poluentes e compostos químicos presentes na fumaça de queimadas penetram nos alvéolos pulmonares e acessam a corrente sanguínea, afetando todo o organismo, não apenas os pulmões”.
“Essa invasão pode provocar inflamação nos vasos sanguíneos, aumentando o risco de hipertensão, arritmias e até mesmo infarto do miocárdio, o que afeta principalmente pessoas com problemas cardíacos prévios”, alerta o Dr. Roberto Yano.
Como se proteger dos efeitos da fumaça?
- Evitar exposição ao ar livre;
- Usar máscaras de proteção em locais de risco;
- Manter ambientes fechados;
- Hidratar-se adequadamente;
- Evitar atividades físicas intensas em locais de risco;
Equipe MF Press Global
Campanha solidária Moradores se mobilizam para ajudar mãe e dois filhos após incêndio atingir residência em Mãe d’Água
Premiação Mega-Sena acumula em R$ 50 milhões e quatro apostas da Paraíba acertam a quina
Em Catingueira Cavalo de Pau e Gustavinho Sanfoneiro se apresentam neste domingo (18) na Festa de São Sebastião, em Catingueira
Luto! Jovem de 22 anos, vítima de acidente em Mãe d’Água, morre no Hospital Regional de Patos após quase um mês internado
Formação STTRANS promove curso de formação para motoristas e monitores escolares do município de Patos
Emocionante Equipes do SAMU realizam dois partos dentro de ambulância em menos de uma semana em Desterro
Bonfim Folia Programação oficial do Bonfim Folia 2026 é divulgada; confira as atrações
Caso Hytalo Santos Felca critica vazamento de vídeo de audiência e postura dos advogados de Hytalo Santos: 'tribunal não é rede social'
EDUCAÇÃO ECISA abre inscrições para os Cursos Técnicos 2026.1 e amplia oportunidades na área da saúde Mín. 23° Máx. 33°