O clima seco e a maior incidência dos ventos contribuem para um problema recorrente nesta época do ano: as queimadas, que têm aumentado nos últimos dias por todo Brasil. Por isso, o setor de energia elétrica está atento e preocupado com o risco de interrupções de fornecimento, causada por incêndios. Em 2023, a Energisa Paraíba registrou no estado mais de 80 ocorrências, impactando o fornecimento de energia para mais de 13 mil clientes.
Entre os principais causadores de incêndios estão as bitucas de cigarros, fogo para limpeza de pastagens e fogueiras, cujas chamas podem atingir a rede elétrica e impactar o fornecimento de energia, incluindo hospitais, órgãos públicos de segurança, escolas, indústrias, etc.
“Sem chuvas e baixa umidade do ar, o cenário fica propício para a rápida dispersão do fogo. E, ainda que as chamas não atinjam diretamente a rede elétrica, o calor intenso pode danificar cabos condutores, postes, equipamentos do sistema elétrico e causar a interrupção no fornecimento da energia para clientes da localidade, inclusive serviços essenciais”, explica Danielly Formiga, gerente de manutenção e construção da Energisa Paraíba.
Quando isso acontece, equipes especializadas da Energisa são direcionadas para apoiar o Corpo de Bombeiros, minimizando os impactos relacionados à distribuição de energia, enquanto é feito o trabalho de contenção do incêndio.
Com o intuito de despertar a atenção da comunidade para a prevenção de queimadas, a gerente listou algumas situações que devem ser evitadas:
No caso de sinal de fumaça ou foco de incêndio é preciso entrar em contato com o Corpo de Bombeiros, através do número 193. Caso o fogo esteja próximo à rede elétrica, ligar para a Energisa, através do número 0800 083 0196.
Mín. 23° Máx. 36°