Na manhã desta segunda-feira (16), a Polícia Federal deflagrou em Campina Grande a "Operação Smoke", com o objetivo de combater a comercialização ilegal de cigarros eletrônicos, popularmente conhecidos como "VAPEs", pela internet. As investigações começaram após denúncias feitas pela Vigilância Sanitária municipal, resultando no cumprimento de dois mandados de busca e apreensão, expedidos pela 4ª Vara Federal de Campina Grande.
As buscas ocorreram em um ponto comercial e em uma residência no bairro Cruzeiro. Durante o cumprimento dos mandados, o proprietário do estabelecimento foi preso em flagrante pelo crime de contrabando. Diversas unidades de cigarros eletrônicos foram apreendidas, juntamente com um fuzil, uma pistola e munições. O homem preso possui registro de Colecionador, Atirador e Caçador (CAC).
A comercialização de cigarros eletrônicos segue proibida no Brasil desde 2009, após decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Em abril deste ano, a Anvisa reafirmou essa proibição.
Os investigados na operação poderão ser condenados por contrabando, crime que prevê pena de até 5 anos de reclusão. Após as apreensões, o homem foi levado à Delegacia da Polícia Federal em Campina Grande, onde aguardará audiência de custódia.
A operação também visa rastrear e responsabilizar tanto os importadores quanto os distribuidores desses produtos ilícitos.
Por Patos Online
Com informações da PF
Mín. 23° Máx. 36°